Receita espera ainda 10 milhões de declarações do IR
Prazo para declarar se encerra nesta sexta-feira as 23h59
Leandro Goldman
27/04/2017
Cerca de 10 milhões de contribuintes ainda não acertaram suas contas com o Leão, e não declararam imposto para a Receita Federal.
O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2017, ano base 2016, termina as 23h59 desta sexta-feira, 28.
A Receita espera receber 28,3 milhões de declarações, um número maior do que o ano passado, quando 27,5 milhões foram enviadas.
Com isto, o total de restituições também deve ser maior em 2017, aponta o governo.
Devem declarar pessoas que seus rendimentos somados, chegaram ou ultrapassaram em 2016, a soma de R$ 28,5 mil.
Aposentados e pensionistas do INSS, cuja não chegaram a este montante mas tiveram imposto descontado na Fonte de Pagamentos, também precisam fazer a declaração.
Ela pode ser enviada de duas formas, ou pelo site da Receita, no programa de declarações, ou pelo aplicativo móvel para Tablets e Smartphones.
A multa para quem não declarar o IR, pode ser de R$ 165,00, podendo variar de acordo com o imposto devido.
Além disto, o contribuinte fica impossibilitado de diversas ações, e pode ser processado por fraude fiscal.
Neste ano, aqueles que tiverem direito a restituições, começam a recebê-la a partir de junho e seguem até dezembro.
O calendário de pagamentos respeita a ordem de envio das declarações, dando prioridade a idosos acima de 65 anos, deficientes e portadores de doenças graves como câncer.
Para seguirem nesta lista, deve ser informado no momento da declaração se o contribuinte possue qualquer tipo desses fatores citados acima.
Outra coisa que deve ficar atenta, é que a partir de 12 anos de idade em 2017, os dependentes dos contribuintes devem ser declarados informando seu CPF na declaração.
Antes, era exigido o documento apenas para maiores de 14 anos.
Recursos no exterior, também devem ser contabilizados ou o contribuinte pode cair na malha fina da Receita e ser processado por fraude fiscal.