Jogo nas redes sociais dissemina suicídio entre adolescentes

Jogo nas redes sociais dissemina suicídio entre adolescentes
Mariana Monary
19/04/2017


As autoridades brasileiras estão em alerta e preocupadas e também não era por menos.
Um jogo nas redes sociais praticado por adolescentes, tem chamado a atenção por suas ações e por sua última fase, que termina na morte do participante.
Chamado Jogo da Baleia Azul, a ideia começou em 2015 na Rússia, mas em especial nos quatro primeiros meses de 2017 tem se difundido de maneira muito rápida pelo mundo.
No Brasil não é diferente, a ideia chegou por aqui e tem feito muitas vítimas.

O número é de assustar, e mais de 50 adolescentes já morreram por causa do jogo.
A Baleia Azul é um jogo disponível pelas redes sociais, adolescentes entram na brincadeira que possue 50 diferentes etapas.
As etapas do jogo, vão desde mutilação, até a morte do jogador.
No começo os adolescentes precisam se machucar, postar fotos de uma baleia na cor azul, entre outras coisas. E no final, a etapa final conclue no cometimento de suicídio.
Como dito anteriormente, mais de 50 pessoas já morreram e foram identificadas como pessoas que estariam participando do jogo, que tem preocupado autoridades no país.
O problema é que não existe uma pessoa que tenha iniciado a prática, ela se espalhou muito rápido e não foi possível identificar quem trouxe a modalidade ao
país, e não há como punir uma única pessoa, disse um delegado da Policia Federal, ouvido pela Reportagem Kester.
Mas as investigações seguem, na tentativa de identificar pessoas que estejam praticando o jogo, para tentar ao menos se evitar mais mortes.

A recomendação de especialistas, é que principalmente os pais, prestem atenção nas redes sociais dos filhos, observem com quem conversam, para se evitar este tipo de jogo.
O jogo fez vítimas em diversas cidades brasileiras e a mais recente delas em Ribeirão Preto, no interior de SP.
O jogo atraí adolescentes, principalmente aqueles com tendências a depressão.