Tratamento inovador fitoterápico contra canceres ganha médico defensor em Franca
Profissional recomenda uso de Graviola a pacientes que buscam medicamento em farmácias da cidade
Mariana Monary
Reportagem Especial
De Franca
Por Kester 10 G
24/07/2017
Um médico oncologista na cidade de Franca, e que atende via SUS, está promovendo uma mudança no hábito de seus pacientes.
Ainda que não esteja no rol de tratamentos pela rede pública, ele tem recomendado a seus assistidos, um novo e promissor tratamento.
Trata-se do uso da Graviola, medicação fitoterápica feita com a planta de mesmo nome, e que é considerada rara, por ser difícil de encontrar.
O medicamento foi testado e aprovado no combate a diversos tipos de canceres, em congressos internacionais de oncologia, como no Congresso Internacional de Combate a Tumores Cerebrais, nos Estados Unidos.
O profissional francano é o primeiro na cidade, a recomendar a seus pacientes este tipo de medicação, e não faz distinção.
Tanto para pacientes SUS ou particulares, a recomendação é a mesma.
O caso de cada paciente é avaliado e se for possível, ele recomenda o uso da medicação.
Isto tem feito com que a procura pela Graviola tenha crescido na cidade, mas por ser uma planta difícil de achar e cara, a medicação não é comercializada em todas as farmácias de Franca.
A Reportagem Kester 10 G, só conseguiu encontrar a medicação em duas unidades, das que foram procuradas.
Em uma delas, o preço é mais em conta que a outra, mas a qualidade é a mesma, disse a oncologista Giovana Granzzoti, após analisar cada uma delas.
Adriana Rodrigues / Kester 10 G
Imagem mostra vidro de Graviola, medicamento usado no combate a canceres