Lula é condenado por Moro a 9 anos de prisão no processo do triplex

Lula é condenado por Moro a 9 anos de prisão no processo do triplex
Procuradoria e defesa dizem que vão recorrer a sentença
Ester Marini e Beatriz Bianchi
13/07/2017


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado nesta quarta-feira, 12, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelo Juiz Federal Sérgio Moro em Curitiba.
Moro é o responsável pelos processos relacionados a Lava Jato, na Primeira Instância, onde Lula é réu em outras 4 ações penais.
Esta foi a primeira concluída, com a condenação do ex-presidente.
Esta é também, a primeira vez na historia que um ex-presidente da república é condenado no Brasil pela prática de crimes comuns.

Para o Juiz Federal, não há dúvidas no curso do processo, de que Lula recebeu o apartamento triplex, no Guarujá, no litoral de SP, como pagamento indevido no valor de R$ 2,4 Mi, em troca de favores dentro da Petrobras, destinados a empreiteira OAS.
Além de ser condenado de um total de 9 anos e 6 meses de prisão, Lula ainda está impossibilitado de exercer cargos públicos por 19 anos, o dobro do período pelo qual foi condenado.
Isto joga um balde de água fria no sonho do ex-presidente, em se candidatar e reeleger em 2018 nas próximas eleições presidenciais.

A defesa de Lula disse que a decisão é politica, e que o Juiz Moro é parcial.
Na sua sentença, o Juiz fez questão de declarar que não sentia prazer em condenar um ex-presidente, mas que o próprio Lula provocou a ação pelos crimes que praticou.
Destacou também, que no curso do processo foi intimidado pelas ações de Lula e de sua defesa, que chegou a impetrar com ações contra Moro, contra os procuradores federais, contra policiais e até jornalistas, que fizeram parte ou cobriram o processo.
Por outro lado, tanto a Procuradoria quanto a defesa devem recorrer da decisão.

Para a Procuradoria, 9 anos foi pouco e eles querem mais. A defesa sustenta que a condenação é injusta e tentarão anular a sentença.
Se a Segunda Instância mantiver a condenação feita por Moro, ou ainda aumentar a pena do ex-presidente, ele vai para a cadeia.
Por enquanto, Lula segue livre.

O Juiz Sérgio Moro justificou ao não pedido de prisão do ex-presidente.
Nas palavras do Magistrado, prender Lula geraria um grande mal-estar, e não seria prudente pedir sua detenção neste momento.
Mas se Lula tiver a condenação mantida pós recursos, ele não teria outra escapatória e acabaria detido, como manda a lei no Brasil.

Adriana Rodrigues / Kester 10 G
Ex-presidente Lula com expressão de espanto - Ele foi condenado nesta quarta a 9 anos e meio de prisão na Lava Jato