Temer autoriza verba para emissão de passaportes
Documentos estavam suspensos desde maio por falta de recursos na Policia Federal
Gabrielle Rial
Redação Online
Por Kester 10 G
20/07/2017
O Presidente Michel Temer, assinou nesta quarta-feira, 19, um decreto que autoriza liberação de recursos para a emissão de passaportes na Policia Federal.
O documento é necessário ser retirado, por todos aqueles que precisarem fazer viagens internacionais e que ainda não o possuem.
A emissão de passaportes estava suspensa desde maio, quando a PF declarou não ter recursos em seu orçamento para a realização das impressões das carteiras.
Segundo as informações da policia, o valor arrecadado da taxa de cada emissão, vai para o Tesouro Nacional, que divide com outras áreas.
Por esta razão, a PF depende de liberações do governo federal para ter recursos para que o serviço funcione normalmente.
Em media, deveria se esperar até 15 dias para a emissão de um passaporte.
Mas em alguns locais isso pode levar até 3 meses, por causa da demora em se conseguir os recursos para a impressão, destacou a PF.
Com a liberação do Presidente, mais de R$ 100 Mi serão destinados para este fim, o que deve garantir o funcionamento do serviço até dezembro.
Ainda segundo o Ministro da Justiça, responsável diretamente pela Policia Federal, é possível que já na próxima semana o sistema seja normalizado e as agencias da PF comecem a fazer os documentos.