Sem reforma da Previdência, teto de gastos vai deixar Brasil no zero em 2020
Gabrielle Rial
Redação Online
Por Kester 10 G
19/07/2017
Se o governo federal não conseguir aprovar rapidamente a reforma da Previdência Social, um dos pontos mais polêmicos do governo Michel Temer, o Brasil pode viver uma crise histórica e sem precedentes.
É o que afirma o Ministro do Planejamento Diogo Oliveira, em uma entrevista concedida nesta terça-feira, 18.
Para Oliveira, o Brasil não terá recursos para despesas em 2020, se a reforma não for aplicada agora em caráter urgente.
Isto porque, com a nova lei do teto de gastos, que entrou em vigor neste ano de 2017, o governo só pode manusear, o referente a inflação do ano anterior em seu orçamento para as suas despesas.
Mas a Previdência Social, durante 2020, vai consumir todo o limite inflacionário previsto, o que quer dizer que não sobrarão recursos para investimentos ou outras áreas, como segurança por exemplo.
O Ministro reiterou, que hoje já se pode sentir a escassez de recursos, provocada pelo contingenciamento de R$ 39 Bi cortados do orçamento para cumprir a meta fiscal desse ano.
Isso fez por exemplo, com que faculdades, setores de saúde e até a Policia Federal, tivessem serviços prejudicados por causa do problema.
A emissão de passaportes por exemplo, está suspensa em todo país porque não existem recursos para isto no Tesouro atualmente.
Quem precisa viajar para o exterior, só consegue tirar o documento pela primeira vez se a viagem for urgente, e ainda sim tem que esperar pelo menos 20 dias para conseguir a documentação necessária.