Justiça condena Hackers que atacaram Grupo Kester

Justiça condena Hackers que atacaram Grupo Kester
Laura Elisa
01/07/2017


A Justiça condenou nesta sexta-feira, 30 de junho, em primeira instância, os Hackers que atacaram o Grupo Kester de comunicação em abril.
O ataque foi realizado aos servidores do site, e pessoalmente contra o Jornalista Guilherme Kalel, Presidente e fundador da equipe.
Guilherme teve computador, celular e redes sociais invadidas, como parte da estratégia dos ataques.
Os Hackers foram identificados dois dias depois, em 3 de abril, e detidos.
Posteriormente ganharam o direito em responderem ao crime em liberdade, e dois meses depois saiu a esperada condenação.

O Hacker de nome Jeferson, foi condenado a 6 anos e 5 meses de detenção, enquanto a Hacker Ana Claudia Santos, recebeu a pena de 5 anos e 4 meses.
A pena dele foi maior, porque a Justiça entendeu que ele foi o contratado e o cérebro por trás dos ataques. Ela, que era sua namorada na época dos fatos, se arrependeu e fez uma delação premiada, sendo beneficiada por isso.
Por causa do acordo, e de ter recebido apoio de Guilherme, a programadora de computadores Ana Claudia Santos vai cumprir sua pena em casa, em regime semiaberto.
Ela vai ter que usar monitoramento eletrônico, e não pode ficar fora de casa depois das 22h, durante o meio da semana. Nos finais de semana, a mulher não pode sair depois das 18h.
Além disso, ela deve comparecer ao forum mensalmente para assinatura de um documento obrigatório, provando que não fugiu e que cumpre as medidas restritivas.
Ana Claudia está grávida, e portanto não será presa em cadeia por causa de seu estado, e por não representar risco ao processo ou a vítima, declarou a Juíza do caso.

Já o ex-namorado da moça, recebeu mais de 6 anos de detenção e vai cumprir a pena na cadeia.
Jeferson chegou a ter liberdade provisória mas foi preso em outra ação dias depois, também de Hacker, mas com foco em outro tipo de golpe.
Os mandantes do ataque, identificados pela delação de Ana Claudia, devem receber sua pena nos próximos dias.
O processo deles está concluso para julgamento, mas não teve sentença divulgada junto com a dos Hackers neste dia 30 de junho.