INSS começa a pagar hoje atrasados de beneficiários
Revisões de aposentados e pensionistas foi alvo de acordo entre Autarquia MPF e sindicato em 2013
Leandro Goldman
02/05/2017
O INSS começa a pagar nesta terça-feira, 2 de maio, e segue até o dia 5 de mesmo mês, por ordem de número final de benefícios, 81 mil aposentados e pensionistas no Brasil, que possuem direito a restituição de valores.
Este pagamento é alvo de acordo em 2013, em uma ação judicial, entre o INSS, o Ministério Público Federal e o sindicato de aposentados e pensionistas.
Tem direito a receber os benefícios, pessoas que se aposentaram em 2002, e que não tiveram os valores calculados da maneira correta pela autarquia.
A diferença a ser paga, varia de R$ 6 Mil a R$ 15 Mil, dependendo dos benefícios.
Pessoas que recebem pensão por morte ou aposentadoria a partir da data de 2002, e que estão dentro deste acordo firmado, não precisam fazer nada para terem direito ao ressarcimento.
Elas terão os pagamentos anexados a seu salário mensal, e creditado na conta indicada para receber o benefício.
Em caso onde os titulares do benefício morreram, cabe a seus herdeiros procurarem a agencia da Previdência Social, para pedirem o ressarcimento.
Ainda que o benefício tenha sido cessado pelo falecimento, os herdeiros possuem direito em receber o valor diferencial.
Como dito anteriormente, 81 mil benefícios da Previdência estão nesta situação de serem ressarcidos em todo Brasil.
O INSS dividiu os pagamentos, que começaram no ano passado e que seguirão até 2022, de acordo com uma série de critérios, entre eles a data do início do benefício, e o valor a ser restituído ao segurado.
Mais informações podem ser consultadas no site da Previdência, ou ainda pelo 135.