Microsoft solta atualização extraordinária para XP pós ataques cibernéticos
Anna Clara Vaz
15/05/2017
Depois de se espalhar a informação, de que a Microsoft sabia da falha no Windows que gerou o ataque global em computadores do mundo na sexta-feira, 12 de maio, a companhia norte-americana decidiu agir.
No sábado, 13, liberou uma atualização de segurança extraordinária para o Windows XP, que já deixou de receber suporte pela companhia.
O sistema Windows tinha uma falha que foi a porta de entrada para o vírus se espalhar, explicou a Microsoft.
A falha foi detectada em março, quando saiu a última atualização para os sistemas Windows 7 e 10.
Só que os clientes não foram alertados de que precisavam fazer rapidamente a atualização e muitos nem a fizeram, o que ocasionou o problema.
A Microsoft ainda possue empresas que usam o Windows XP, mesmo a companhia tendo parado de dar suporte ao sistema.
São empresas que possuem contratos com a companhia, e que não atualizaram os SO por conta do alto custo para seus bolsos.
A Microsoft negou que vai voltar a dar suporte para o XP, seu Windows mais popular, mas disse que diante do problema mundial apresentado na sexta, decidiu oferecer um suporte de atualizações extraordinárias.
A empresa não se desculpou nem quis comentar, sobre o fato de já saberem da falha que foi brecha para o vírus e não ter alertado seus usuários dela.
Nem mesmo as corporações com contratos com a Microsoft, foram alertadas.
Para especialistas, todo o prejuízo causado pelo Malware, pode ser cobrado da Microsoft por meio de ações nos tribunais dos países.