Lula diz que não comprou nem tinha intenção de ser dono de triplex

Lula diz que não comprou nem tinha intenção de ser dono de triplex
Ex-presidente falou por quase 5h nesta quarta a Justiça Federal em Curitiba
Larissa Dias
Enviada Especial a Curitiba
11/05/2017


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prestou depoimento nesta tarde de quarta-feira, 10, pela primeira vez, ao Juiz Federal Sérgio Moro.
O depoimento faz parte do processo ao qual é movido contra o ex-presidente, em que Lula é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

O ex-presidente segundo o Ministério Público Federal, teria recebido propina da construtora OAS, em troca de contratos com a Petrobras.
Essas propinas foram pagas pelos meios de compra e reforma de um apartamento triplex no Guarujá, e por meio do custeio em uma transportadora, do acervo do ex-presidente.

Em depoimento, Lula respondeu por 3h perguntas do Juiz Sérgio Moro.
Depois, outra 1h foi destinada a pergunta de Procuradores, e em fim as considerações finais de Lula por 20 minutos.
O ex-presidente se negou a responder perguntas de advogados de outros réus, e seus advogados não quiseram lhe perguntar nada.

O Juiz Sérgio Moro começou a audiência as 14h18, dizendo que não havia nada pessoal contra o ex-presidente, e que o processo estava sendo conduzido sem intenções politicas.
Ele disse que Lula não poderia se manifestar politicamente, apenas no que se referia aos Autos e o que o fosse perguntado.
Disse que o ex-presidente teria de responder a questionamentos difíceis, e que devia estar bem preparado para cada um deles.

O Juiz iniciou a fase de perguntas e Lula o respondeu.
O ex-presidente disse que não comprou, nem quis ter, nem reformou, nem um apartamento triplex no Guarujá.
Lula disse que não há documento assinado que comprove que ele ou sua família, compraram tal apartamento.
Chamou de perseguição jurídica e politica o que estava sendo feito com ele, e afirmou que será candidato a presidência do país na eleição de 2018.
Lula disse que no seu governo, aprimorou a lei da delação premiada, e que fez muitas reuniões com politicos de diversos partidos mas que não se lembrava de todas elas.
Falou ainda, que se a ex-presidente Dilma tivesse seguido seus passos de conversar com todos, não teria sofrido Impeachment.

O ex-presidente disse que não há provas que corroborem com as acusações do Ministério Público, e que nos últimos 30 dias, o MPF só orientou testemunhas a deporem contra ele.
Lula fez críticas as apresentações de PowerPoint que foram feitas pelo MPF durante o depoimento.
O ex-presidente criticou as ações da policia em sua casa e na casa de seus familiares, e pediu que a Policia Federal devolvesse iPads de seus netos que foram apreendidos nas operações.

Lula se negou a responder perguntas a respeito de um sítio em Atibaia, SP, que também é atribuído ao ex-presidente e tema de pagamento de propina por meio de reformas.
Lula ainda negou que tivesse mandado o presidente da OAS destruir provas documentais que provavam pagamentos de propinas ao PT.
Disse, que o partido não recebeu propinas e que se o fez foi sem seu consentimento.
Falou que nunca teve conhecimento de que a OAS tinha uma conta corrente, só para pagar propinas ao partido e seus politicos.

Depois de terminar o depoimento, Lula deixou a sede da Justiça Federal e ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, participou de um ato promovido por seus apoiadores.
Ele discursou no protesto e fez críticas a operação da Justiça.

Depois do depoimento terminado, Sérgio Moro librou o vídeo das gravações para que qualquer pessoa tivesse acesso.
Isto é padrão de acontecer, sempre que um processo não está em segredo de Justiça.
Agora, o Juiz Federal abre prazo para alegações finais da defesa e acusação, e depois deve proferir a sentença do processo.
Ele pode absolver Lula, ou condenar o ex-presidente.