Uerj suspende ano letivo de 2017 por falta de salários
Leticia Corsi
Redação Online
Por Kester 10 G
01/08/2017
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, suspendeu nesta segunda-feira, 31 de julho, o segundo semestre do ano letivo 2017 por tempo indeterminado.
As aulas, que deveriam ser retomadas na segunda-feira foram canceladas e não há prazo para que regressem.
O motivo, a falta de repasses financeiros do governo estadual do Rio, que vive sua pior crise da historia.
Os salários de professores estão atrasados, bolsas de alunos não estão sendo pagas e não há dinheiro se quer para os estudantes se transportarem até a universidade.
As alas de pesquisas foram abandonadas e o restaurante da faculdade está fechado, porque as empresas terceirizadas não querem participar da licitação, por medo de levarem calote do governo do estado.
Depois de se reunir com o Conselho Diretor, o Reitor da universidade disse a imprensa na tarde desta segunda, que as aulas seriam suspensas e só retomadas depois da crise resolvida.
Na Justiça, a Uerj move uma ação contra o governo estadual, na tentativa de obrigar o governador a pagar os vencimentos em atraso.
No dia 28 de junho, um Juiz da Fazenda Pública garantiu por liminar, que o governador pagasse os salários em 48h sob pena de multa.
Mas a medida não foi cumprida, porque segundo a Secretaria da Fazenda do estado, não há condição para regularização desses débitos agora.