Janot prepara nova denúncia contra Temer

Janot prepara nova denúncia contra Temer
Agora, Presidente deve ser acusado de organização criminosa e obstrução de Justiça
Gabrielle Rial
Redação Online
Por Kester 10 G
03/08/2017


Diante da derrota na noite desta quarta-feira, 2, em que os deputados arquivaram a denúncia proposta pelo Ministério Público contra o Presidente Michel Temer, pelo
crime de corrupção passiva, o Procurador Geral Rodrigo Janot, prepara um novo contra-ataque ao Presidente.
Temer deve ser denunciado pelos próximos dias pela Procuradoria Geral da República, pelos crimes de organização criminosa e obstrução da Justiça.

Os dois crimes são baseados nas delações do empresário Joesley Batista, e de executivos da JBS.
Para o Procurador, não existem dúvidas de que há uma organização criminosa atuando no país, e que Michel Temer é um de seus líderes.
Com a saída da Presidente cassada Dilma Rousseff, Temer se tornou o mandatário do Brasil e mesmo assim continuou agindo em favor de si e de seus cúmplices.
O Procurador Geral sustenta, que com base nas conversas gravadas entre Temer e Joesley Batista, o Presidente soube de crimes praticados pelo empresário e nada fez ou denunciou.
Isto é prática de cumplicidade em organização criminosa e é também obstrução da Justiça.

No dia em que o Presidente conseguiu arquivar a primeira denúncia apresentada contra si, o Procurador ainda incluiu no STF um pedido para anexar Michel Temer em um
inquérito que é apurado no Supremo, sobre uma possível quadrilha formada dentro do PMDB, com pelo menos 15 nomes de deputados e senadores.
Estes, estariam agindo juntos para desviarem recursos, receberem pagamentos de propinas e ofertarem vantagens indevidas a empresários de diversos setores.
Foi a primeira vez que o nome de Temer foi incluso no inquérito, mas o STF precisa ainda analisar as provas apresentadas para decidir, se o nome do Presidente vai ser incluso no processo.
Ainda não há prazo para isso acontecer, bem como não há prazo para que a Procuradoria apresente a denúncia citada acima contra o Presidente ao Supremo Tribunal Federal.
Como está em vias de terminar o mandato como Procurador, o que acontecerá em setembro, Janot deve apresentar as novas denúncias entre o final desta semana e a semana que vem.