Força Tarefa do INSS faz pente fino em Benefícios de Prestação Continuada

Força Tarefa do INSS faz pente fino em Benefícios de Prestação Continuada
Objetivo é desarticular fraudes que ocorrem em amparo pago a idosos e deficientes
Por Kester 10 G
16/08/2017


Desde a semana passada, a equipe de Força Tarefa contra Fraudes do INSS em Brasília, realiza uma operação a nível nacional em Benefícios de Prestação Continuada, os chamados BPC ou Loas.
Esses benefícios são pagos a idosos acima de 65 anos, ou a deficientes menores desta idade que não possuem outras rendas registradas.

O pente fino ocorre, para tentar identificar fraudes que vinham sendo aplicadas contra a Previdência Social, por pessoas que recebiam esses benefícios.
A operação foi deflagrada na semana passada, em 8 de agosto, quando um casal de idosos foi preso em um banco no interior de SP, após tentarem sacar um benefício.
O problema é que o casal recebia um salário cada, em um registro de nascimento falso e agora passariam a receber pelo registro verdadeiro.

Esta prática de alteração de dados em busca de mais de um salário de benefícios, foi identificada em pelo menos 145 benefícios investigados, segundo a Força Tarefa.
Esses benefícios foram registrados nas cidades de Santos e Assis, ambas localizadas em São Paulo.
Mas chamaram a atenção da equipe de investigações do INSS, que deve estender a operação a outros estados.

Desde 2015, mais de 10 mil benefícios de amparo social foram cancelados no Brasil, por identificação de fraudes na sua concessão ou recebimento, disse a Previdência Social.
A operação deflagrada na semana passada, e que segue em investigação, nada tem a ver com o pente fino da Previdência, em aposentadorias por invalidez iniciadas em agosto, ou auxílios doença, feitas até o mês passado.