Espanha tem quinta de terror com atentados terroristas e suspeitos mortos e presos

Espanha tem quinta de terror com atentados terroristas e suspeitos mortos e presos
Grupo Estado Islâmico reivindicou ataques
Leticia Corsi
Por Kester 10 G
18/08/2017


O dia foi de terror para a população da Catalunha nesta quinta-feira, 17.
Dois atentados terroristas registrados no país, irmão da Espanha e que fica no limite em divisão de territórios, acabou colocando em alerta máximo toda polícia espanhola, que agiu e ainda age em regime de urgência e emergência.
No primeiro ataque, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, uma van atropelou centenas de pessoas que caminhavam na rua, muitas que participariam de um festival de música eletrônica.

Ao todo, 100 pessoas foram feridas e 15 delas ficaram em estado grave segundo as autoridades.
Entre as pessoas atingidas, 13 morreram de acordo com a Polícia, em decorrência do atropelamento.
Diversas dirigências foram registradas ao longo da tarde e noite de quinta-feira, e a polícia conseguiu localizar suspeitos.
Três pessoas foram identificadas, sendo que duas delas foram presas e uma morreu durante confronto com a polícia da Catalunha.
Nem um dos identificados era o motorista da van segundo informou as autoridades policiais. Ele segue foragido e uma operação de busca ainda estava em curso nesta sexta, 18.

Há alguns km de onde ocorreu o primeiro ataque, na vizinha cidade de Cambrils, também na Catalunha, a polícia impediu uma nova célula de agir.
Um carro contendo cinco terroristas foi interceptado, depois de furar um bloqueio policial e tentar avançar sob pedestres.
Houve troca de tiros e todos os ocupantes foram mortos pela polícia.
De acordo com as autoridades, quatro deles morreram na hora, e um quinto homem morreu ao dar entrada no hospital, com ferimentos.
Cinco civis e um policial, também ficaram feridos por causa do confronto.
Destes, dois estavam em estado grave.

O grupo terrorista Estado Islâmico, reivindicou mais cedo na quinta-feira, a autoria dos ataques em Barcelona.
Mais tarde no mesmo dia, o grupo também voltou a reivindicar a tentativa do atentado frustrado pela polícia em Cambrils.
Em 1 ano, estes foram os 8º e 9º ataques respectivos, registrados em países da Europa de mesmo modo de atuação. Veículo sendo usado para atropelar, atacar e matar pessoas, sem o uso de armas.
A nova tática do grupo terrorista, é positiva porque atinge sempre locais populosos, atacam turistas, geralmente mais de uma nação, dizem especialistas em segurança.

Na Catalunha, o governo disse que não vai se estremecer diante aos atentados, e que todo o povo deve permanecer unido.
Apesar disso, há um toque de recolher nas cidades para que as pessoas não deixem suas casas.
A expectativa é que nesta sexta, ninguém vá ao trabalho pois operações policiais na captura por terroristas seguem em curso na Espanha e Catalunha.
O Primeiro Ministro Espanhol, viajou nesta quinta-feira para Barcelona, onde deve participar de um ato em homenagem as vítimas da tragédia.
Por sua conta no Twitter, ele escreveu que a Espanha não ficará refém dos terroristas e que o povo é mais forte quando está unido.
Times de futebol pelo país, jogadores e autoridades, também se manifestaram em decorrência de prestar solidariedade as vítimas e familiares.

No Brasil, o Presidente Michel Temer escreveu no Twitter que o país estava consternado com os ataques.
Apesar da Espanha ser uma grande concentração de turistas brasileiros, não há pessoas do Brasil entre as vítimas, disse nesta quinta o Itamarati.