Sergio Zveiter é escolhido como relator para denúncia de Temer

Sergio Zveiter é escolhido como relator para denúncia de Temer
Presidente apresenta defesa a Câmara nesta quarta
Ester Marini
05/07/2017


O deputado federal Sergio Zveiter do PMDB, foi escolhido como relator para a denúncia contra o Presidente Michel Temer, que foi encaminhada pelo STF a Câmara Federal.
É ele quem vai fazer o relatório final na Comissão de Constituição e Justiça, dando um parecer pelo aceite ou rejeição da denúncia.
Temer é acusado de corrupção passiva, com base nas delações feitas pelos donos da JBS a Procuradoria Federal, no âmbito da operação Lava Jato.

A escolha de Zveiter não agradou, apesar dele ser do PMDB, ele é de uma ala independente do partido não muito alinhada ao Presidente.
O próprio relator disse ao ser escolhido na noite desta terça, 4, que não funciona sob pressão e que fará um relatório independente de questões partidárias.
Vai ser o relatório dele que será votado pela Comissão e depois pelo plenário.
Caso a Câmara aceite o pedido de denúncia contra o Presidente, o processo volta ao STF. Se os Ministros acatarem a denúncia, Temer se torna réu e é afastado de seu cargo. Caso a Câmara rejeite, o processo é arquivado e não volta ao Supremo.

O dia de terça-feira foi de audiências e agitação no Planalto.
O Presidente ficou das 8 da manhã até pouco mais de 20h, conversando com deputados via telefone ou mesmo pessoalmente, para tentar angariar votos que possam barrar a denúncia.
Ainda é cedo para saber se a estratégia deu certo.