10 Anos de Guilherme - Os primeiros fatos
Larissa Mariana e Anna Clara Vaz
Reportagem Especial
04/07/2017
Para começar a contar a historia de 10 anos de carreira do Jornalista Guilherme Kalel, precisamos remontar uma grande parte de sua vida e entender muitas coisas.
O fato é que o pessoal e profissional do Presidente Kester, se cruza o tempo todo e daí a necessidade de se entender e fazer esta montagem para que seja entendido.
Guilherme Kalel, nasceu em 28 de julho de 1990, em Franca, interior de SP.
Deficiente visual por um erro de formação genética, teve que aprender desde cedo lhe dar e vencer o preconceito, provar sua capacidade.
Em 1999, iniciou aulas de informática que com o passar dos anos seriam essenciais ao seu trabalho.
Em 2003, começou a dar primeiros sinais que gostaria de escrever e foi destacando textos e poesias.
Em 2005, incentivado por uma professora da escola em que estudava, se inscreveu num concurso de poesias para deficientes visuais, promovido pela Associação da Mulher Unimed de São Paulo.
Haviam duas etapas, regional, que ele disputou em Ribeirão Preto, e estadual, que disputaria depois em São Paulo.
Com um texto sobre o meio ambiente, Guilherme acabou vencendo as duas categorias e ganhando um prêmio na época de R$ 1500,00.
Com o dinheiro, comprou seu computador e começou a sonhar com o futuro.
Na entrega de um dos prêmios em Ribeirão, também decidiu qual profissão queria seguir na sua vida, seria um jornalista.
"Quando entrei no estúdio da TV para receber a premiação, foi que eu fui vendo a magia que havia por trás de um jornal e o quão maravilhoso era tudo aquilo", relembra ele.
Para receber sua premiação, Guilherme foi até a cidade de Ribeirão Preto, no programa jornalístico de TV Club Verdade, exibido na época pela emissora TV Club.
O programa era apresentado pelo jornalista José Wilson Toni, primeiro mentor de Kalel no jornalismo.
"Se hoje cheguei aos 10 anos de carreira, foi pela experiência que tive ao ir ao encontro do Toni. Talvez não fosse o concurso nem minha estadia lá, eu nunca fosse jornalista", disse.
Toni faleceu algum tempo depois, vítima de um tumor cerebral, e Kalel nunca teve a oportunidade de agradecê-lo, por inseri-lo no universo jornalístico.
Depois de ter ido ao programa, Guilherme passou a prestar mais atenção nos jornais, e com a internet, não apenas assistia ao Club Verdade, mas também lia outros exemplares.
Conheceu a partir daí o Comercio da Franca, maior jornal local de sua cidade, e o trabalho do jornalista Correa Neves Júnior, seu segundo mentor no jornalismo.
"O que eu via no jornal, as denúncias com credibilidade, o papel dos jornalistas fazendo a diferença na vida das pessoas, eu queria fazer aquilo."
Em 2007, Guilherme decidido quis criar um site. Criou seu primeiro espaço no dia 7 de julho daquele ano, dando início a sua carreira que agora vai chegar a 10 anos de existência.
Foi aquele primeiro passo, em um site misto entre o pessoal e o profissional, que trouxe o Jornalista até aqui.
De lá para cá, muitas coisas mudaram e aconteceram, e nós remontaremos elas para destacar a cada leitor.
Adriana Rodrigues / Kester 10 G
Imagem mostra Guilherme Kalel com troféus, depois de receber primeiro TOP Digital em Porto Alegre