Maia começa a se articular nos bastidores para eventual Presidência
Ester Marini
07/07/2017
Se em 2016 o Presidente Michel Temer caminhava pelos bastidores do poder para trabalhar pelo Impeachment da então Presidente Dilma Rousseff, agora ele pode provar do próprio veneno.
Com as denúncias que pesam contra Temer, não é segredo para ninguém que o Presidente perde apoio a cada dia que se passa.
Neste cenário, enquanto o país volta a caminhar para o caos, o nome de Rodrigo Maia ganha destaque nos bastidores.
O Presidente da Câmara dos Deputados é o próximo na linha sucessória, já que Temer não possue Vice.
Se o Presidente da República cair, é Maia quem assume o seu lugar.
E apesar de não mostrar isso claramente, a verdade é que Maia já trabalha com essa possibilidade nos corredores de Brasília.
Enquanto aparenta ser aliado do governo, se reunindo com Temer, nos bastidores Maia faz conversas com deputados e senadores.
Até o Presidente Interino do PSDB, reconhece que o nome de Maia pode ser um consenso dentro dos partidos para um período de transição, até 2018.
Por outro lado, Maia também conversa com o mercado e tenta garantir um eventual apoio.
Para isto, fala em manter no cargo caso seja conduzido ao poder, Henrique Meireles, atual Ministro da Fazenda de Temer, e que é visto com bons olhos pelo mercado nacional e internacional.
Meireles não teve o prestígio atrapalhado pela imagem de Temer e tem feito um excelente trabalho, sem que a impopularidade do Presidente respingue sobre ele.
Até que os deputados definam o futuro do Presidente, Maia na dele, vai observando e se articulando para um eventual ocupar de cargo.