Anatel muda prazo para bloqueio de celulares piratas no Brasil

Anatel muda prazo para bloqueio de celulares piratas no Brasil
Anna Clara Vaz
12/07/2017


A Agencia Nacional das Telecomunicações, Anatel, informou nesta terça-feira, 11, que realizou alteração na data limite para bloqueio em celulares piratas no país.
A partir de 28 de novembro de 2017, os celulares piratas no Brasil não vão mais funcionar.
Para chegar aos aparelhos, a Anatel vai usar o cruzamento de dados do EMEI, um código que cada aparelho possue, mais os dados do dispositivo enviado a uma operadora de celular quando um chip é ativado.
Inicialmente os celulares deveriam passar a serem bloqueados a partir de 30 de junho, mas atendendo a pedido das operadoras, a Anatel esticou o prazo até novembro.
As teles precisam preparar melhor seus sistemas, para que realizem os bloqueios por determinação da Anatel.

A partir de 15 de setembro, os aparelhos que constarem na base como piratas, receberão uma mensagem de texto informando sobre sua situação irregular e seu desligamento no Brasil.
A Agencia ainda não sabe dizer, quantos celulares seriam afetados com o bloqueio. Mas a estimativa, é que a cada mês, 1 milhão de aparelhos são habilitados piratas no Brasil.

São considerados piratas, os celulares que não passaram pelos testes de certificação e que o EMEI não está homologado na Anatel.
Aparelhos de marcas conhecidas que foram importados, como os iPhones da Apple, não possuem este problema.