Tragédia em Mariana completa um ano hoje

Tragédia em Mariana completa um ano hoje
Mariana Monary
Reportagem Especial
05/11/2016


Neste sábado, 5 de novembro, a tragédia de Mariana em Minas Gerais, completa um ano de ocorrida.
Em 5 de novembro de 2015, uma das barragens da mineradora Samarco se rompeu, destruindo por completo o distrito de Bento Rodrigues e atingindo parcialmente outros dois distritos de Mariana.
Centenas de pessoas perderam suas casas e tudo o que tinham com os rejeitos de minério que se espalharam junto a lama que invadiu o local.
19 pessoas morreram e um corpo até hoje não foi encontrado.
A lama da barragem invadiu o Rio Doce e transcendeu cidades vizinhas chegando inclusive ao estado do Espírito Santo e atingindo outras cidades.

Em Mariana, um ano depois da tragédia, as famílias tentam recomeçar e esperam a construção de um novo distrito para viverem.
Atualmente, moram em apartamentos locados pela Samarco, enquanto a mineradora não regressou seus trabalhos no município que sente como nunca o peso da crise.
Cerca de 80% da arrecadação de Mariana, que dependia da economia que girava entorno dos empregos pela mineradora acabou caindo, o que gera desemprego e descontentamento na cidade.
Os moradores que sobreviveram a tragédia e ficaram em Mariana, reclamam o preconceito dos próprios munícipes, que alegam muitas das vezes que eles estão tendo
uma vida boa, se esquecendo de toda a tragédia que essas famílias passaram.
A Reportagem do Portal A3 Noticias, esteve na cidade de Mariana e percorreu alguns dos locais da tragédia.
Muitos pontos dos locais atingidos ainda estão interditados, casas destruídas, e a reconstrução longe de ser iniciada.