Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos

Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos
Giovana Miccelann
26/11/2016


Morreu na madrugada deste sábado, 26 de novembro em hAvana, capital de Cuba, o ex-presidente comunista do país Fidel Castro.
Fidel tinha 90 anos de idade e estava afastado do poder desde 2006, quando ficou doente mas nunca revelou ao mundo qual doença teria.
O ex-presidente teve o anúncio de sua morte comunicado na TV estatal do país, por seu irmão e atual presidente cubano Raúl Castro.
Nas palavras de Raúl, com profunda dor ele comunicava a morte do irmão, ocorrida as 22h29 horário local de hAvana.

Raúl Castro foi o presidente que mais esteve no poder em Cuba em toda a sua historia.
Seu regime comunista implantado na década de 50, perdura até os dias de hoje, tendo Castro ficado no poder por quase 60 anos.
Seu legado e tudo que construiu para o país, foi a base de muita luta com revoltas armadas. Fidel só chegou ao poder, depois de algumas tentativas frustradas de derrotar um governo militar, instalado no país em 1953.
Em 1961, as ações do presidente Fidel Castro fizeram se romper as relações diplomáticas com os Estados Unidos.
Em 1962, Cuba e os EUA quase provocaram uma guerra nuclear, que foi sanada meses depois com a promessa do país norte-americano nunca invadir o país cubano.
As brigas entre os países seguiu anos afrente, e parece ter diminuído suas tensões agora.
No ano de 2016, um dos principais legados do presidente Barack Obama, é ter retomado as relações diplomáticas com o governo de Raúl Castro.
Ainda não foram revelados detalhes sobre o funeral de Fidel, mas as primeiras informações dão conta de que seu corpo vai ser cremado na tarde deste sábado.

Apesar de estar afastado do poder desde 2006, Fidel Castro sempre foi influente.
Desde 2008, ele escrevia artigos no jornal estatal do país.