CBF suspende final do Brasileirão e decreta luto de sete dias
Leticia Corsi
29/11/2016
A tragédia ocorrida na Colômbia, com jogadores e jornalistas brasileiros, fez com que a CBF cancelasse os próximos jogos que seriam realizados no Brasil em sinal de solidariedade.
Com isso, a rodada final do Brasileirão que aconteceria no próximo domingo, 4, só vai ser disputada no dia 11 de dezembro.
A final da Copa do Brasil que aconteceria nesta quarta-feira, 30, também foi transferida para o dia 7 de dezembro, quarta da próxima semana.
A Confederação decretou luto de sete dias pela morte dos jogadores da Chapecoense, time de SC que viajou para disputar a final da Sulamericana.
Além dos decretos de luto e cancelamento do Brasileirão, a CBF ainda defendeu nesta manhã de terça-feira que o título da Sulamericana seja dividido entre os dois times que estavam na final, Chapecoense e Atlético Nacional de Medellín.
Com isso, os dois times estariam credenciados para disputarem a Libertadores da América no ano que vem.
A tragédia
Na madrugada desta terça-feira, 29 de novembro, um avião com 81 pessoas abordo caiu na Colômbia.
A aeronave saiu da Bolívia na noite de segunda-feira, 28, e tinha como destino a cidade colombiana de Medellín, onde o time do Chapecoense de Santa Catarina, disputaria o primeiro jogo da final da Sulamericana contra o Atlético Nacional.
No avião, estavam jogadores do clube brasileiro e jornalistas, além de nove tripulantes.
De acordo com informações preliminares de autoridades locais, 75 pessoas morreram e seis foram resgatadas com vida. Eram sete, mas o goleiro Danilo faleceu ao dar entrada no hospital.