Defesa de Lula impetra ação contra Moro no TRF
Leandro Goldman
19/11/2016
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrou nesta sexta-feira, 18, com uma ação penal contra o Juiz Federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Primeira Instância.
A ação foi protocolada no Tribunal Regional Federal da quarta região, com sede em Porto Alegre, e que abrange a Segunda Instância da Justiça Federal.
Na ação, os advogados de Lula acusam Moro de abuso de autoridades, em diversos momentos da sua condução do processo da Lava Jato no que se refere as ações contra o ex-presidente.
Uma representação semelhante havia sido impetrada na Procuradoria-geral da República em junho, mas até o momento o órgão não tomou nem uma atitude, relata parte da peça.
Foi por esta razão que a defesa de Lula decidiu uma nova ação, agora partindo para o TRF, na tentativa de impedir Moro de continuar seu trabalho.
A ação penal prevê pagamento de multa e inabilitação pelo cargo público caso o Juiz Federal seja condenado. A ação não é urgente e portanto não tem data para ser julgada.