Clínica em Niterói tem denuncias de negligencia e morte de pacientes

Clínica em Niterói tem denuncias de negligencia e morte de pacientes
Gabriel Oliveira
16/11/2016


O Ministério Público do Rio de Janeiro está apurando uma denuncia realizada contra uma clínica psiquiátrica de Niterói, na região metropolitana do estado.
Segundo as informações, o local tem condições desumanas para atender a seus pacientes, amarrados em camas velhas, cadeiras e bancos.
Além disso, os pacientes estão na sua maior parte desnutridos, internados e abandonados pelas famílias, sem os cuidados necessários de saúde mental.
Segundo um relatório feito pela prefeitura da cidade, 11 pessoas morreram de janeiro a outubro de 2016 na clínica, o que chama a atenção.
Apesar do documento mostrar essas mortes, a unidade de saúde nega que elas tenham acontecido, e nega qualquer tipo de malfeitoria contra seus pacientes.
A Fundação Municipal de Saúde em Niterói, esteve em visita recente no local e constatou irregularidades segundo o órgão. Por causa disso, 3 pacientes chegaram a serem transferidos, mas outros 70 ainda estão hospitalizados na unidade.
O Ministério Público pede na Justiça, que esses pacientes sejam retirados da unidade, devolvidos a suas famílias ou internados em outras instituições em casos mais graves.
O MP ainda quer o descredenciamento da unidade de saúde com o SUS, para que a unidade deixe de receber repasses do sistema para tratar pacientes psíquicos.