Temer oferece hoje jantar para pedir apoio a PEC do teto de gastos

Temer oferece hoje jantar para pedir apoio a PEC do teto de gastos
Ester Marini
16/11/2016


A exemplo do que fez com deputados federais no mês passado, o presidente Michel Temer oferece nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência, um jantar para senadores da república.
O objetivo é alinhar sua base com a proposta do teto de gastos, que deve começar a ser votada ainda essa semana pelo Senado em primeiro turno.
Temer quer esclarecer pontos e mostrar aos parlamentares, a importância em se aprovar na íntegra o texto que foi encaminhado para a casa de leis, e que já foi aprovado na Câmara.

Pelo texto enviado pelo governo, estabelece um limite de gastos públicos por até 20 anos nas contas do governo federal, limitados a inflação do ano seguinte.
Isto quer dizer, que se a inflação de 2017 for de 5%, em 2018 o governo só poderia gastar 5% do arrecadamento com investimentos.
O restante arrecadado, pagariam despesas e dívida ativa, o que garantiria equilíbrio das contas públicas.
Para o ano de 2016, o Brasil deve fechar o orçamento com um déficit de R$ 139 Bi e para o ano que vem, a previsão é de R$ 170 Bi em déficits.
Esses resultados tão negativos, comprometem os investimentos feitos pelo governo federal, que durante os anos de governo petistas teve como principal bandeira
gastar mais do que arrecadou, gerando a crise sem precedentes na economia que o país enfrenta.
Impulsionados em boa parte pelo resultado das eleições nos Estados Unidos, com a vitória de Donald Trump, a economia acabou não deslanchando como esperado e o país pode experimentar mais um ano difícil em 2017.
A única forma de minimizar esses problemas, é aprovando esta PEC que é uma Proposta de Emenda a Constituição, e que muda a forma como o governo federal gasta seu orçamento anual.