Reforma da Previdência deve começar a ser votada hoje na Câmara
Gabrielle Rial
03/05/2017
A Câmara Federal começa a votar nesta manhã de quarta-feira, 3, depois de já ter adiado uma vez, o parecer final da reforma da Previdência Social.
Os deputados que compõe a comissão que analisa a proposta, terminaram a fase de análises e debates na madrugada desta quarta-feira, 3, e a expectativa é que a proposta seja votada ainda nesta manhã.
O texto sofreu algumas alterações, por parte de seu relator, Deputado Artur Maia do PPS.
Mas mesmo que tenha sido alterado da proposta original enviada pelo governo, ainda segue com as mesmas diretrizes.
A reforma prevê entre outras coisas, idade mínima para a aposentadoria, sendo homens com 65 anos e mulheres com 62.
O tempo mínimo de contribuição para se aposentar com o salário mínimo será de 25 anos de trabalho, e quanto maior for este período, maior seria o direito do salário do trabalhador, limitado ao teto da Previdência ao chegar em 49 anos de contribuição.
Outras regras também passariam a vigorar, ligadas a pensão por morte, auxílio doença e o Benefício de Prestação Continuada, hoje pago a idosos e deficientes.
O relator da proposta fez nesta madrugada mais uma alteração no texto, mesmo depois de dizer que não faria mais mexidas.
E incluiu a Policia Legislativa na categoria de uma Previdência diferenciada.
Assim, os hoje 500 policiais que fazem a segurança do Senado e da Câmara estariam fora da reforma sem serem afetados.
Para boa parte dos parlamentares, isto vai abrir brechas para que outras categorias também entrem na Justiça para serem beneficiadas.
No decorrer da terça-feira, um protesto de agentes penitenciários que pedia um regime diferencial, tomou o Ministério da Justiça e houve necessidade de intervenção para retira-los do prédio.
Se o texto passar na comissão hoje, ele segue para análise do plenário da Câmara, quando todos os deputados debaterão e votarão a proposta.