RS vai usar contêineres como celas para presos
Malu Cameron
10/11/2016
O Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, confirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira, 9, que vai usar contêineres em Porto Alegre, como celas para presos provisórios da capital gaúcha.
Ao todo, o governo espera num prazo de até 60 dias, conseguir instalar 16 contêineres com espaço para abrigar 96 pessos provisórios.
A medida foi tomada, depois que uma crise de segurança assola o estado, inclusive deixando eminente a falta de vagas em presídios.
Recentemente, denuncias de entidades ligadas aos direitos humanos revelou, que na região metropolitana de Porto Alegre, presos eram algemados em viaturas da Brigada Militar pela falta de vagas em celas.
O Secretário da Segurança disse que esta alternativa é menos desumana, do que deixar os detentos dentro de carros, sob um calor infernal.
Ele ainda destacou que o estado de Santa Catarina já usa a medida e que lá funcionou bem.
O Secretário agora busca uma parceria com o Exército brasileiro, para conseguir construir esses contêineres o mais rápido possível e coloca-los em funcionamento em até 60 dias.
Ele não detalhou se essas unidades seriam locadas ou compradas pelo estado gaúcho. Se a opção fosse a compra, seriam necessários gastos de R$ 300 Mil para a aquisição.