Provas do Enem são realizadas no fim de semana e novas fraudes aparecem

Provas do Enem são realizadas no fim de semana e novas fraudes aparecem
Ester Marini
07/11/2016


Durante este fim de semana, foram realizadas em todo Brasil, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.
8 milhões de pessoas realizaram a prova, que é considerada porta de entrada para as maiores universidades do país, e agora também para o Fies, programa de financiamento estudantil do governo federal.
Cerca de 270 mil estudantes que fariam as provas neste fim de semana, só realizarão o exame em 3 e 4 de dezembro, por causa das ocupações em escolas no país.
Alunos contrários a PEC do teto de gastos e contrários a reforma do ensino médio, ocuparam desde setembro instituições de ensino no Brasil, algumas delas que seriam usadas para a aplicação do Enem.
Com as unidades ocupadas, as datas de provas foram mudadas para que o MEC preparasse um novo lugar para sua realização, o que levantou polêmicas a despeito do nível de dificuldade das provas.

Neste fim de semana, as provas do Enem foram marcadas mais uma vez por denuncias de fraudes, temas recorrentes na aplicação do exame desde 2012.
A Polícia Federal prendeu no domingo, 6, cerca de 11 pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha que fraudava os gabaritos do Enem, e repassava por valores que poderiam ultrapassar os R$ 180 Mil.
A operação aconteceu em cidades de estados como Bahia, Ceará e Minas Gerais.