EUA escolhe novo presidente na próxima terça
Giovana Miccelann
01/11/2016
Os Estados Unidos escolhem na próxima terça-feira, 8, seu próximo presidente da república.
Diferente do Brasil, naquele país o sistema de eleição não é direto, apesar de se ter um voto popular.
Os norte-americanos e a população estrangeira que mora no país, tem direito de irem as urnas escolher entre a Democrata Hillary Clinton e o Republicano Donald Trump.
No final das votações, os candidatos que conseguirem o maior número de votos forma o maior número de delegados para o colégio eleitoral. São 530 ao todo, dos quais 270 precisam escolher um dos dois para que este seja eleito.
A campanha norte-americana tem sido marcada por uma série de ataques entre os candidatos, e por vazamento de informações na internet de ambas as partes.
Dizem que esta é uma das eleições mais complexas e sujas da historia do país, que enfrenta um momento de crise entre suas lideranças.
Hillary Clinton não é unanimidade entre os norte-americanos, e é vista como uma pessoa de se desconfiar.
Seu marido já foi presidente do país, e ela tenta chegar ao cargo desde 2008, quando foi derrotada nas previas de seu partido pelo atual presidente Barack Obama.
Já Donald Trump, é um empresário polêmico que usa uma politica bem agressiva.
Contra mulsumanos, homossexuais e deficientes, promete fazer uma verdadeira revolução retrógrada se for eleito.
As pesquisas eleitorais no país, mostram uma divisão de candidatura. Hillary está em primeiro mas sua vantagem para o republicano tem diminuído nesta reta final de campanha.