STF manda soltar José Dirceu e causa polêmicas

STF manda soltar José Dirceu e causa polêmicas
Em uma semana ele foi quarto réu da Lava Jato a ser solto pela Corte
Guilherme Kalel
03/05/2017


O Supremo Tribunal Federal, mandou com que fosse solto da prisão o ex-ministro José Dirceu.
Ele estava preso desde agosto de 2015, e não de 2016, como informado inicialmente pela reportagem Kester desta terça-feira, 2.
A decisão foi da 2ª turma do Supremo, e foi votada por 3 votos a 2. O relator do pedido da defesa de Dirceu, votou pela manutenção do ex-ministro na cadeia, por entender que ele pode atrapalhar as investigações.
Mas demais ministros optaram por deixa-lo livre, porque apesar de ter sido condenado na Lava Jato, ele tem recurso que aguarda julgamento e não foi condenado em 2ª Instância, apenas na 1ª.
Em primeira condenação, as duas penas de Dirceu somadas ultrapassam os 30 anos de prisão, e este foi o maior revés da Lava Jato.

A polêmica criou uma saia justa entre o STF e o Ministério Público Federal, que criticou a soltura do réu.
O Ministro Gilmar Mendes, que votou pela saída de Dirceu da cadeia, também fez críticas ao MP, o que deixou ainda mais tensas as coisas entre os dois órgãos.

O Juiz Federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em 1ª Instância e pela condenação de Dirceu, deve modificar sua prisão.
Ele deve interpor outras medidas restritivas como detenção domiciliar, e o comprometimento do réu em comparecer a Justiça periodicamente, destaca trecho da decisão dos ministros.