Polícia Federal investiga fraudes no Enem

Polícia Federal investiga fraudes no Enem
Leandro Goldman
14/11/2016


A Polícia Federal brasileira segue investigando uma onda de fraudes nas provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.
Uma quadrilha que teve acesso aos gabaritos de provas na realização do exame nos dias 5 e 6 de novembro, teve integrantes presos em 3 diferentes estados brasileiros, mas as investigações continuam.
Segundo o delegado responsável por elas, é possível que a quadrilha tenha tido acesso as provas azuis do Exame, antes que as mesmas fossem iniciadas.
O que a Polícia Federal busca descobrir, é como essa quadrilha conseguiu o acesso as respostas do caderno de provas, que é um dos mais importantes para estudantes que pretendem prestar universidades de medicina no ano que vem.
Nas investigações até o momento, descobriu-se que a quadrilha cobrava cerca de R$ 50 Mil por cada gabarito entregue a alunos desonestos.
As respostas eram repassadas por meio de equipamentos eletrônicos, que não foram detectados no momento da primeira fiscalização das provas segundo a PF.
Somente depois da prisão de um candidato, pouco depois de deixar o local de provas, a polícia conseguiu informações de que mais pessoas haviam sido flagradas com pontos e escutas.