Diabetes emocional muda vida de pacientes e também gera complicações

Diabetes emocional muda vida de pacientes e também gera complicações
Melissa Monary
14/11/2016


No dia mundial de combate ao Diabetes, o Portal A3 fala sobre um tipo da doença bem conhecido pelos integrantes do GARC.
O Diabetes emocional, acometeu ao presidente da equipe Guilherme Kalel ainda criança, com 12 anos de idade.
A doença apareceu cerca de dois anos depois que Guilherme Kalel perdeu a avó materna Lazara Rodrigues, com quem era muito apegado.
Segundo ele relembra, a perda da avó foi o fazendo se fechar para o mundo aos poucos, e ao em vez de provocar um quadro de depressão, provocou o Diabetes.
Guilherme descobriu a doença no dia 21 de julho de 2002, uma semana antes de completar 12 anos de idade.
Sem antes ter tido a doença, ela veio de repente e só chamou sua atenção quando estava em sua crise aguda.
O presidente do GARC foi levado para o hospital passando mal, e lá descobriu-se a doença silenciosa, que já estava em avançado grau de comprometimento.
Guilherme Kalel chegou a unidade de saúde em crise aguda, foi levado ao CTI e teve coma diabético por 24h.
Depois foi se recuperando aos poucos e passou a fazer uso diário da Insulina, hormônio que seu corpo não produzia mais para que pudesse controlar os níveis de açúcar no sangue.
Mesmo assim, como a doença é emocional, tomar insulina não basta para garantir bons níveis de glicose.
Muitas das vezes por diversos momentos que ele passou, o controle emocional foi mais importante para a doença do que a tomada diária de um hosmônio em forma de injeção.
Claro que depende da insulina para sobreviver, mas no tipo emocional, a Diabetes também depende dos fatores de como está o paciente naquele momento de sua vida, destaca Sérgio Bastos, endocrinologista que acompanha Guilherme Kalel.
A doença no presidente do GARC, já levou a uma série de complicações neurológicas e cardíacas, justamente por estar ligada a este fator importante de sistema emocional.
Bastante comum também de acontecer, a Diabetes Gestacional pode acometer mulheres grávidas exatamente por conta deste fator ligado a emoção, destacou o médico.
A melhor forma de se prevenir o Diabetes, está no controle de uma alimentação saldável e no caso de descontroles emocionais, controlando esse sistema nervoso para evitar a doença.
Uma vez a contraindo porém, o melhor que se pode fazer é o controle adequado para evitar outros quadros de problemas de saúde.