Protesto de servidores termina em confronto no Rio

Protesto de servidores termina em confronto no Rio
Gabriel Oliveira
17/11/2016


Um protesto de servidores estaduais do Rio de Janeiro, terminou em confronto na Assembleia Legislativa do estado nesta quarta-feira, 16.
A manifestação começou por volta de 10h da manhã de maneira pacífica, e seguiu até perto das 15h.
Mas por volta de 12h, um grupo de manifestantes tentou invadir a Assembleia, para evitar que projetos de lei começassem a serem discutidos na sessão que se iniciaria as 15h.

Os servidores são contrários a um pacote de austeridades proposto pelo governador Luiz Fernando Pezão, com o objetivo de equilibrar as contas estaduais.
Eles também protestaram contra o pagamento de salários, já que não receberam ainda os vencimentos de outubro, que devem ser quitados somente em dezembro de 2016.
Nesta quarta-feira, duas das 21 medidas apresentadas pelo governador, começariam a ser discutidas mas não seriam votadas ainda.
Segundo os deputados, as votações devem acontecer somente em dezembro, depois que cada uma das propostas for amplamente debatida.

Na semana passada, um protesto violento fez com que servidores invadissem a Alerj. Para tentar evitar que isso voltasse a acontecer, foram instaladas grades de proteção no entorno do prédio.
Mas no meio do protesto, perto das 12h, um grupo de manifestantes tentou forçar as entradas e derrubou as grades.
Equipes da Cavalaria e do Batalhão de Choque da PM, estiveram no local para contornar a situação.
Houve confronto entre os policiais e manifestantes e o uso de bombas de efeito moral e gás de pimenta, por cerca de 1h45 de protesto.
Perto de 13h45, os confrontos se cessaram depois que manifestantes e policiais chegaram a um acordo.
O grupo mais radical se dispersou e ninguém foi preso. Houveram registro de feridos, mas o número correto não foi divulgado.
Depois da confusão, os deputados realizaram a sessão normalmente que estava agendada para acontecer. A oposição tentou cancelar mas o presidente da Alerj recusou o cancelamento.