Governo faz pente fino em 1,1 milhão de pessoas que recebem Bolsa Família
Ao todo 469 mil benefícios foram cancelados em todo país
Ester Marini
07/11/2016
O Ministério do Desenvolvimento Social informou nesta segunda-feira, 7, que realizou uma operação pente fino em pelo menos 1,1 milhão de benefícios do Bolsa Família.
O resultado constatou que 469 mil beneficiários do programa não precisavam mais estarem recebendo o auxílio e tiveram o mesmo cancelado.
Outros 600 mil benefícios foram bloqueados para uma atualização cadastral que deve acontecer em até 3 meses, nos Cras das cidades que auxiliam o governo federal no controle e distribuição da renda.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, outros 1,4 milhão de benefícios começarão a receber inspeções a partir de janeiro de 2017.
Isto acontece porque levantamentos da Receita e de outros órgãos do governo federal, tem mostrado que muitas famílias estariam recebendo o benefício de forma irregular.
O programa Bolsa Família paga um subsídio para famílias que entrem no critério de recebimento, e que tenham crianças menores em casa e na escola.
O programa federal para ser concedido, não pode ter pessoas trabalhando de forma registrada na casa e a renda não pode ser igual ou superior a um salário mínimo.
Mas muitas famílias estariam com rendas maiores e por isto os benefícios foram cancelados.
Isto acontece, porque muitas vezes as pessoas arrumam um emprego mas não informam ao Cras para continuarem recebendo o benefício.
O Bolsa Família é o segundo tipo de benefício social a receber um pente fino do governo do presidente Michel Temer.
Mais de 20 milhões de benefícios de auxílio doença e de aposentadoria por invalidez, foram ou serão revisados pelo INSS.
A suspeita é que as pessoas já estariam em capacidade de trabalhar mas continuavam recebendo os benefícios de maneira irregular.
Com as inspeções e os cancelamentos de alguns benefícios, o governo conseguiu economizar R$ 200 Mi segundo a Pasta Social.