Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos
Guilherme Kalel
09/11/2016
O dia 9 de novembro de 2016 está marcado com total certeza na historia mundial.
Depois dos norte-americanos vivenciarem o 11 do 9 de 2001, data em que atentados terroristas sacudiram o solo americano, agora o 9 do 11 será a data mais lembrada para uma nova geração.
Sem muitas chances de reverter o quadro atual que se apresenta no país, o empresário bilionário Donald Trump, está eleito presidente do país.
As 4h04 da madrugada desta quarta-feira pelo horário local de Brasília no Brasil, Trump tinha 244 delegados dos 270 que teria de fazer para ser o próximo presidente do país.
Hillary Clinton ficou com 215 delegados no mesmo horário e as projeções feitas pela imprensa internacional não dão a ela chances de chegarem a Trump.
O mais provável é que o magnata possa ter mais de 270 votos para ser o novo presidente do país, ficando inclusive com mais de 305 delegados, o que seria uma eleição histórica.
No voto popular, Trump também lidera a disputa o que foi uma surpresa já que Hillary sempre aparecia em vantagem nas pesquisas, mesmo que por poucos pontos.
Como funciona
Para ser presidente nos Estados Unidos, nem sempre quem vence o voto popular está eleito.
No país, a eleição é indireta e feita por estados.
Assim, em cada um dos 50 estados da federação, o candidato precisa vencer a disputa com maior número de votos populares, para levar todos os delegados do estado.
Exemplo disso é a Flórida, onde Trump venceu com boa vantagem e levou os 29 representantes do estado.
Os delegados são representantes de cada estado dentro do colégio eleitoral que escolhe o presidente.
Ao todo, eles são 530 e é necessário levar 270 deles no mínimo para se fazer um presidente.
Perfil Trump
Donald Trump é empresário, bilionário e tem seus negócios mais pautados em cassinos.
O magnata é contrário as minorias, tem um discurso contra imigrantes, prometeu fazer um muro entre os Estados Unidos e o México, além de ter discurso de ódio contra homossexuais e deficientes.