Serra se emociona e chora durante discurso ao Chapecoense

Serra se emociona e chora durante discurso ao Chapecoense
Leticia Corsi
Enviada especial a Medellín
30/11/2016


O Ministro das Relações Exteriores do Brasil José Serra, está em Medellín acompanhando esses difíceis momentos vivenciados desde as primeiras horas de terça-feira, 29.
O avião que levava atletas do Chapecoense, time de Santa Catarina no Brasil, caiu e matou 71 pessoas, deixando outras seis feridas em estado grave.
Na noite desta quarta, no estádio do Atlético Nacional de Medellín, onde aconteceria a primeira partida da final da Sul-americana, entre Chapecoense e Atlético,
há uma grande concentração de pessoas que participam de uma homenagem.
O Ministro José Serra, discursou há poucos instantes, perto de 22h35 de Brasília, e agradeceu a solidariedade de todos.
Serra se emocionou em muitos momentos, e disse que nunca esteve tão emocionado em sua vida quanto neste momento de difícil dor para todos os brasileiros.

Noite de quarta é de homenagens a Chapecoense

Noite de quarta é de homenagens a Chapecoense
Leticia Corsi
Enviada especial a Medellín
Malu Cameron
Enviada especial a Chapecó
30/11/2016


O mundo parou, está ainda em choque pela tragédia vivenciada no último 29 de novembro.
Jogadores do jovem time Chapecoense, de Santa Catarina, comissão técnica e jornalistas brasileiros, morreram em um acidente aéreo na Colômbia, quando o clube
viajava para disputar a primeira partida das finais da Copa Sul-americana, contra o Atlético de Medellín.
A noite de quarta está sendo de homenagens. Na Colômbia, torcedores lotam o estádio do Atlético, para homenagear o eterno Chapecoense.
Há marcha e velas, além de luzes acesas com celulares, a homenagem é linda e emocionante, só quem está para sentir
No estádio, torcida de Medellín canta em espanhol "eheheheheh vamos vamos Chape, vamos, vamos, Chape".

Em Santa Catarina, na cidade de Chapecó, berço do time que foi abalado pela tragédia, torcedores também lotam o estádio da Chapecoense para as homenagens.
Emoção, não há outra palavra que possa descrever este momento, em que o mundo do futebol se une entorno de uma única causa, a solidariedade ao Chapecoense e as famílias atingidas pela perda.

Banco Central reduz juros para 13,75%

Banco Central reduz juros para 13,75%
Guilherme Kalel
30/11/2016


No final da tarde desta quarta-feira, 30 de novembro, o Banco Central brasileiro fez mais uma redução em sua taxa de juros.
Ela foi reduzida dos atuais 14%, reduzida no mês passado pela primeira vez em meses, para 13,75%.
O corte foi de 25 pontos percentuais e mostram que se confirmaram as previsões de economistas, referentes ao mercado brasileiro.
O resultado é o caminho para o controle da inflação, e para uma taxa cada vez mais baixa junto a retomada do crescimento do país, disse o Banco Central em comunicado.
No começo do mês, a expectativa de mercado é que esta taxa fosse reduzida para 13,50%. Mas não chegou a tanto porque alguns fatores contribuíram para o desaceleramento do mercado, entre eles a vitória de Donald Trump na presidência dos EUA.

Com o resultado da queda de juros hoje, o Banco Central confirma entretanto, as previsões de queda neste importante mecanismo já feita pelo mercado internacional.
Mas no Brasil, ainda é onde se praticam os maiores juros no ranking mundial.

Mariana Monary - Vice-presidente propõe que integrantes do GARC participem de Encontro com camisetas do Chapecoense

Mariana Monary - Vice-presidente propõe que integrantes do GARC participem de Encontro com camisetas do Chapecoense
Larissa Mariana
30/11/2016


A vice-presidente do GARC Mariana Monary, protocolou na tarde desta quarta-feira, um projeto que se aprovado vai ser uma homenagem as vítimas da tragédia na Colômbia.
No projeto, Mariana pede que os colaboradores do Portal A3 vistam camisetas do Chapecoense, no dia 10 de dezembro, quando todos se encontrarão para o Encontro Oficial de Colaboradores do A3.
Esta seria uma forma de toda equipe homenagear aqueles que se foram, de maneira tão trágica e triste, escreveu ela no comunicado enviado ao presidente do Grupo Guilherme Kalel.
Esta foi a primeira manifestação de Mariana, referente a morte dos jogadores da Chapecoense, nesta terça, 29.
Natural de Porto Alegre mas morando em Franca, a gaúcha é do sul do país e está mais perto dos catarinenses, por isso pode se dizer se sentir a dor mais perto.

Mariana disse que teve a ideia, depois de ver muitas pessoas fazendo isto para homenagear os atletas mortos.
Usar o uniforme do clube seria uma maneira de mostrar que estão sempre eternizados em todas as áreas da sociedade de um modo geral.
Guilherme Kalel, que recebeu o projeto na tarde de hoje, ainda não se manifestou sobre o caso.
A expectativa é que ele fale em breve a respeito se aprova ou não a ideia.

Chapecoense vai receber velório coletivo em estádio do clube

Chapecoense vai receber velório coletivo em estádio do clube
Malu Cameron
Enviada especial a Chapecó
30/11/2016


Na tarde desta quarta-feira, 30, a Chapecoense concedeu entrevista coletiva para falar sobre o velório das vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta terça na Colômbia.
Ainda não existe uma data para que os corpos cheguem ao Brasil, mas o clube informou que uma estrutura está sendo montada no campo de seu estádio, para receber o funeral coletivo.
No acidente, 71 pessoas morreram entre atletas da Chapecoense, delegação, jornalistas e tripulantes da aeronave que saiu da Bolívia e tinha como destino Medellín, na Colômbia.
O time disse que pediu autorização das famílias para o velório coletivo, mas que respeitará a decisão de cada uma delas.

O governo do estado de Santa Catarina, que acompanha o caso disse que é possível que os corpos cheguem na sexta, 2, ou no sábado, 3 de dezembro.
Mas que para isto, ainda dependem da liberação das autoridades colombianas, que neste instante fazem trabalho de reconhecimento dos corpos.

Procuradores da Lava Jato falam em renunciar depois de aprovação desfigurada de medidas contra a corrupção

Procuradores da Lava Jato falam em renunciar depois de aprovação desfigurada de medidas contra a corrupção
Na madrugada de hoje, deputados aprovaram texto que pune juízes e promotores
Leandro Goldman e Alana Araújo
30/11/2016


Na tarde desta quarta-feira, 30, os procuradores da força tarefa da Lava Jato concederam uma entrevista coletiva em Curitiba, Paraná, para falarem sobre a aprovação das medidas de combate a corrupção.
Na madrugada de hoje, quarta-feira, a Câmara dos Deputados em Brasília, desfigurou o projeto de lei, e aprovou apenas quatro parciais das 10 medidas apresentadas pelo MP Federal em março do ano passado.
Além disso para se protegerem, os parlamentares ainda aprovaram dentro do pacote um texto que intimida juízes e promotores, criando uma lei de abuso de autoridades.

A proposta segue agora para o Senado, onde precisa ser apreciada e votada antes de seguir para sanção ou veto presidencial.
Ao que tudo indica, pelo menos o presidente da casa é favorável que a proposta seja aprovada como foi da Câmara.
Se isso acontecer, para os procuradores é o começo do fim da Lava Jato, que estaria engessada para atuar.

Para os procuradores, parlamentares usaram de seu poder de voto para darem um golpe nas medidas contra a corrupção, legislando em causa própria.
Os procuradores ameaçam deixar os trabalhos na força tarefa da Lava Jato, se o Senado aprovar as medidas como foram enviadas da Câmara.
A proposta deixa vigente, uma enorme crise entre o judiciário e o legislativo, que pode se agravar muito mais que o imaginável nos próximos dias ou semanas.
Ainda não existe uma data para que o Senado analise a medida aprovada nesta madrugada, nem é possível afirmar que isso seja apreciado este ano antes do recesso parlamentar de dezembro.

Promotor vai a Justiça garantir acessibilidade em Franca

Promotor vai a Justiça garantir acessibilidade em Franca
Guilherme Kalel
30/11/2016


Mais de 400 lugares privados mas de frequentação pública, estão em desacordo com a lei de acessibilidade em Franca.
A confirmação é do promotor da pessoa com deficiência Fernando Martins, que ingressou na Justiça com uma ação que obrigue o município a fazer os locais fazerem as adequações.
Um estudo foi feito pela promotoria nos últimos dois anos, de 2014 a 2016, e foi constatado que clínicas, hospitais, consultórios e outros locais de grande aglomeração de pessoas, não possuem os requisitos de acessibilidade que determinam a lei.
O promotor disse que os locais foram contatados e que a prefeitura foi chamada a discutir a questão, mas nem uma providência foi tomada.
Diante a isto, a promotoria não viu outra alternativa que não ingressar na Justiça na tentativa de obrigar a fiscalização da prefeitura agir.

É a prefeitura de Franca que precisa fazer a fiscalização dos locais, autua-los quando for o caso, ou até mesmo impedir seu funcionamento.
Além dos locais citados acima, templos religiosos são alvo desta mesma ação do Ministério Público.
No próximo dia 12 de dezembro, haverá uma audiência para tentativa de um acordo antes que o Juiz do caso decida se a ação prossegue ou se será encerrada.

Chapecoense convoca para homenagens na noite de hoje

Chapecoense convoca para homenagens na noite de hoje
Malu Cameron
Enviada especial a Chapecó
30/11/2016


Na noite desta quarta-feira, 30, o Chapecoense disputaria o primeiro jogo das finais da Sul-americana contra o Atlético Nacional de Medellín, na Colômbia.
Mas por conta da tragédia ocorrida nesta terça com a delegação do time, as finais foram canceladas e o time colombiano pediu que o título do campeonato seja dado ao adversário, o que deve ser ainda confirmado pela organizadora do evento.
Na noite desta quarta-feira, os integrantes do clube convocaram seus torcedores em Medellín para comparecerem ao estádio, e fazerem uma homenagem ao Chapecoense.
Em Chapecó, Santa Catarina, terra natal do time, o clube também faz a mesma convocação.
Nas ruas e nas redes sociais, a Associação Chapecoense e Futebol, convoca torcedores para que a partir das 20h locais, possam lotar a arena do time.
O objetivo é homenagear as vidas perdidas no desastre aéreo desta terça-feira.
A entrada vai ser gratuita, e deve movimentar boa parte da cidade que está enlutada, e cidades vizinhas a Chapecó.

RJ pode não ter como pagar salários em 2017

RJ pode não ter como pagar salários em 2017
Gabriel Oliveira
30/11/2016


A crise sem precedentes que assola os estados brasileiros e a União, ganha mais um capítulo dramático no Rio de Janeiro.
Sem ainda ter pago a folha salarial de novembro e tentando honrar com este pagamento, o governo estadual já se preocupa com 2017.
O Secretário de Fazenda do estado, disse em entrevista nesta terça-feira, 29, que a situação é muito difícil para que o governo consiga honrar com os pagamentos no ano que vem.
Se o pacote de austeridades do governo não for aprovado na Assembleia, o Rio de Janeiro vai ter apenas sete ou oito folhas salariais para serem pagas, das 13 que são pagas no ano.
O restante que vai faltar, não existe de onde tirar dinheiro para suprir o déficit segundo ele.

Ainda sobre 2016, o 13º ainda é uma incógnita.
Como ainda luta para o pagamento de vencimentos de novembro, o Secretário disse que é cedo para conversar sobre o 13º, mas admitiu ter dificuldades em honrar este pagamento.
Não está descartado que haja um parcelamento dos pagamentos, se o estado não conseguir viabilizar paga-los.
O problema é que a lei impede que o 13º salário seja pago em ano posterior, e ele tem de ser quitado até 31 de dezembro de cada ano.

Bastidores do Poder trás detalhes de dia de votações importantes em Brasília

A colunista especial de Politica do A3 Ester Marini, fala nesta quarta-feira sobre o dia de votações em Brasília.
Os senadores aprovaram em primeiro turno a PEC do teto de gastos e os deputados passaram a perna nas medidas contra a corrupção.
Vejam cada um desses detalhes no Blog Bastidores do Poder.
http://bastidoresdopoder.a3.net.br

Luto pela perda deixa Chapecó com outra cara nesta terça

Luto pela perda deixa Chapecó com outra cara nesta terça
Malu Cameron
Enviada especial a Chapecó
30/11/2016


A cidade de Chapecó, no oeste de Santa Catarina, parou nesta terça-feira, 29.
O município de cerca de 210 mil habitantes, sente na pele a dor de perder jogadores e a comissão técnica do time de futebol da cidade, em um trágico acidente aéreo na Colômbia.
Na manhã desta terça-feira, depois que as noticias começaram a se difundir pela mídia, o cenário da cidade começou a mudar.
No fim do dia, casas e estabelecimentos comerciais estavam enlutados, com laços pretos ou faixas em suas portas.
A camisa do time e o brasão, também passaram a fazer parte das vitrines das lojas, em sinal de respeito a tragédia e de luto pelo que aconteceu.
Torcedores do time realizaram uma caminhada vestidos com o uniforme da Chapecoense, na principal avenida do município.
Eles fizeram vigília no estádio e depois participaram de uma missa na catedral da cidade pela alma dos que partiram.

A tragédia matou 71 pessoas entre delegação do Chapecoense, jornalistas e tripulantes.
Outras seis pessoas foram resgatadas com vida e seguem internadas em estado grave.
A cidade decretou luto de 30 dias e o prefeito embarcou para a Colômbia ainda na terça-feira, segundo informações conseguidas pelo A3.
Ele deveria ter viajado com o time, mas acabou não indo na última hora.
O filho do técnico Caio Jr, também deveria ter ido na viagem, mas esqueceu o passaporte e acabou ficando de fora, escapando do acidente.
O time jogaria na Colômbia contra o Atlético Nacional de Medellín, a primeira partida da final da Copa Sul-americana.
Por causa da tragédia, o clube colombiano chegou a pedir oficialmente que a Comebol, organizadora do evento, conceda o título ao Chapecoense, com um gol honorário feito pela perda dos jogadores e comissão técnica do time.
Além disso, se a Comebol aceitar o pedido, o time de Santa Catarina vai estar na Libertadores da América em 2017.

O Portal A3 Noticias chegou a cidade de Chapecó, e acompanhou parte deste dia triste na tarde de terça-feira.
Nas ruas, pessoas cabisbaixa e com pouca conversa.
As lojas tinham funcionários enlutados e que iam as lágrimas cada vez que relembravam o que estava acontecendo.
Alguns estabelecimentos chegaram a abrir suas portas, mas fecharam mais cedo pela falta de condição de trabalho dos funcionários.

Júri de Elize Matsunaga ouve testemunhas em segundo dia

Júri de Elize Matsunaga ouve testemunhas em segundo dia
Melissa Monary
Enviada especial a São Paulo
30/11/2016


Nesta terça-feira, 29, o Júri Popular de Elize Matsunaga, teve seu segundo dia de oitivas de testemunhas no forum criminal da Barra Funda em São Paulo.
Ela é ré confessa na morte do marido, Marcos Matsunaga, ocorrida em maio de 2012.
Elize teria atirado e esquartejado o marido, depois de segundo sua versão, ele ter a agredido durante uma briga.

Na terça-feira, o delegado que cuidou das investigações na época prestou depoimento.
Segundo ele, Elize era constantemente humilhada por Marcos, com xingamentos e agressões.
O delegado relatou partes do depoimento da ré, que foram prestadas no curso do processo.
Outras testemunhas de defesa e acusação, também foram ouvidas nesta terça.
Até o momento, seis pessoas já prestaram depoimentos, inclusive um detetive contratado por Elize, que confirmou que o marido estaria a traindo com uma garota de programa, o que teria motivado a briga que levou a morte do empresário.
Elize voltou a chorar em diversos momentos nesta terça, dia em que ela completou 35 anos de idade.

Nesta quarta, o julgamento vai continuar, ainda faltam serem ouvidas 13 testemunhas do caso, segundo informou o forum.
A expectativa é que essas oitivas e o debate entre defesa e acusação, perdurem até a sexta-feira, 2 de dezembro, quando deve sair a sentença da ré.

Caixas pretas de avião são encontradas intactas após acidente com delegação da Chapecoense

Caixas pretas de avião são encontradas intactas após acidente com delegação da Chapecoense
Leticia Corsi
Enviada especial a La Ceja
30/11/2016


As autoridades colombianas confirmaram na noite desta terça, 29, que as caixas pretas da aeronave que caiu com a delegação da Chapecoense abordo e com jornalistas, foram encontradas.
Segundo as autoridades, elas estão intactas com as gravações salvas, o que vai permitir as equipes de investigações saberem ao certo o que aconteceu, momentos antes do acidente acontecer.
Fala-se por hora, que uma falha técnica teria provocado toda a tragédia, mas ainda não se sabe que tipo de falha foi esta, nem onde teria sido registrada.

O avião que caiu foi fabricado por uma companhia britânica e tinha 17 anos de voos segundo a Lamia, empresa responsável pela aeronave.
Antes do voo deste 28 de novembro, que caiu na madrugada do dia 29, o mesmo avião teria transportado há alguns dias jogadores da Argentina em uma viagem.
Na mesma, a aeronave não teria apresentado nem um defeito que justificasse a parada de sua utilização.
O caso
Atletas do Chapecoense e a comissão técnica do time, além de jornalistas, partiram do Brasil para a Bolívia, onde fretaram um voo para Medellín na Colômbia.
O time de Santa Catarina faria nesta quarta, 30, um jogo pela primeira partida da final da Copa Sul-americana contra o Atlético Nacional de Medellín.
No caminho, durante a madrugada de terça-feira, 29 de novembro, houve uma falha técnica e o avião acabou caindo, matando pelo menos 71 pessoas.
Inicialmente se dizia que 81 pessoas estavam abordo da aeronave, e que 75 delas morreram.
Mas depois foi corrigido pois quatro pessoas não chegaram a embarcar.
Assim sendo, 77 pessoas estavam na aeronave, e seis delas foram resgatadas com vida.
Três jogadores e um jornalista, além de dois membros da tripulação, que estão em estado crítico.

RS parcela salários pelo 10º mês seguido

RS parcela salários pelo 10º mês seguido
Larissa Goldman
30/11/2016


O governo do RS informou nesta terça-feira, 29, que vai voltar a parcelar o salário dos servidores ativos e aposentados e pensionistas do estado.
Nesta quarta-feira, dia de pagamentos, serão depositados R$ 2150,00 para os servidores.
Assim, pelo menos a metade do estado vai ter seu salário integral pago.
Para aqueles que ganham mais do que este valor, as remunerações serão pagas em parcelas, em dias que ainda não foram divulgados, mas até 13 de dezembro.

Este é o 10º mês consecutivo, que o governo de José Ivo Sartori realiza parcelamentos no estado.
A crise financeira sem precedentes, que esvazia os cofres públicos é o motivo destes parcelamentos.
Servidores revoltados, prometem novamente protestarem contra o parcelamento nesta quarta.

Comebol deve aceitar dar título de Sul-americana a Chapecoense

Comebol deve aceitar dar título de Sul-americana a Chapecoense
Leticia Corsi
Enviada especial a La Ceja
30/11/2016


A Comebol deve aceitar que o título da copa Sul-americana 2016 fique com a Chapecoense, com um gol honorário pela perda de seus jogadores, comissão técnica e jornalistas que os acompanhavam, depois de um acidente aéreo ceifar suas vidas.
A informação ainda não foi confirmada oficialmente mas é dada como certa confirmação segundo o apurado pelo A3.

O pedido foi feito pelo Atlético Nacional de Medellín da Colômbia, time que disputaria a final contra o Chapecoense a partir desta quarta, 30.
Com esse resultado confirmado, a Chapecoense estaria garantida na Taça Libertadores da América de 2017, fazendo mais um feito histórico.
O time de Santa Catarina seria o primeiro do estado a ganhar um título internacional e a disputar uma Libertadores por este mérito.
A Chapecoense tem uma curta historia de sucesso no futebol.
Em 2009 venceu a série D do campeonato, em 2012 venceu a C, em 2013 a B e então chegou a série A do Brasileirão.
Em 2016, entrou na Sul-americana e derrotou favoritos ao título chegando a final contra o Atlético de Medellín.
Na madrugada de 29 de novembro, os jogadores, comissão técnica e jornalistas, além de nove tripulantes, totalizando 81 pessoas, viajavam em um avião fretado para a Colômbia para a primeira partida da final da competição.
No trajeto, o avião teve falhas que ainda devem ser apuradas e caiu a 1h15 de Brasília, 22h15 locais.
71 pessoas morreram e seis sobreviveram mas estão em estado crítico.

Total de mortes é atualizada e tragédia pode ter matado 71 pessoas

Total de mortes é atualizada e tragédia pode ter matado 71 pessoas
Leticia Corsi
29/11/2016


O total de mortes na tragédia da madrugada desta terça-feira, 29, envolvendo atletas do Chapecoense e jornalistas, foi atualizado novamente.
De acordo com autoridades, inicialmente foi divulgado que 81 pessoas estavam no avião.
Mas quatro delas não embarcaram e na verdade a aeronave partiu com 77 pessoas abordo, sendo 68 pessoas ligadas ao time e a jornalistas, e nove tripulantes.
Deste total, 71 pessoas morreram e seis foram resgatadas com vida, apesar de correrem riscos e estarem em estado crítico.
Entre estes sobreviventes estão três jogadores do Chapecoense, um jornalista e dois membros da tripulação.
Entre os jogadores, um deles realizou uma cirurgia e está em estado grave, depois de ter sofrido uma lesão na coluna que pode o deixar paralítico.
Outro jogador teve pernas amputadas por causa do acidente.
Já o terceiro jogador sofreu traumatismo cranioencefálico e está internado depois de passar por cirurgia na tarde desta terça.

Repórter do A3 embarca para La Ceja para cobertura especial

Repórter do A3 embarca para La Ceja para cobertura especial
Melissa Monary
29/11/2016


A repórter colaboradora do Portal A3 Leticia Corsi, embarcou as 18h30 desta noite de terça-feira, 29, para a Colômbia.
Leticia partiu de São Paulo em uma aeronave fretada da Miccelann Airlines, para a cidade de La Ceja, na Colômbia, onde tem previsão de chegada ainda na madrugada de hoje.
A repórter vai cobrir de lá, as informações da tragédia que parou o país e o mundo hoje.

Atletas do Chapecoense e a comissão técnica do time, além de jornalistas, partiram do Brasil para a Bolívia, onde fretaram um voo para Medellín na Colômbia.
O time de Santa Catarina faria nesta quarta, 30, um jogo pela primeira partida da final da Copa Sul-americana contra o Atlético Nacional de Medellín.
No caminho, houve uma falha técnica e o avião acabou caindo, matando pelo menos 71 pessoas.
Inicialmente se dizia que 81 pessoas estavam abordo da aeronave, e que 75 delas morreram.
Mas depois foi corrigido pois quatro pessoas não chegaram a embarcar.
Assim sendo, 77 pessoas estavam na aeronave, e seis delas foram resgatadas com vida.
Três jogadores e um jornalista, além de dois membros da tripulação, que estão em estado crítico.

Chapecoense vai fazer velório coletivo em estádio

Chapecoense vai fazer velório coletivo em estádio
Familiares embarcarão para Colômbia amanhã para busca de corpos
Malu Cameron
Enviada especial a Chapecó
29/11/2016


A diretoria do Chapecoense confirmou no começo da noite desta terça, 29, que as famílias de jogadores e comissão técnica que estão em Chapecó, devem embarcar nesta quarta-feira para a Colômbia.
Eles participarão de processo de reconhecimento e traslado de corpos para o Brasil, onde serão velados e sepultados.

O velório coletivo vai acontecer no ginásio de esportes do clube, em Chapecó, SC, ainda sem data definida.
Os jogadores e comissão técnica do clube, além de jornalistas, estavam em um voo que seguia da Bolívia para Medellín na Colômbia.
O time participaria nesta quarta, de um jogo pela Sul-americana, primeira partida da final, contra o Atlético Nacional.
O avião que os transportava caiu depois de sofrer uma falha técnica segundo autoridades, a 1h15 de Brasília, 22h15 locais.
Houve o registro de 75 mortes mas 71 corpos foram encontrados.
Inicialmente se disse que 81 pessoas embarcaram mas as informações mais atualizadas mostram que quatro pessoas deixaram de viajar.
Assim sendo, no avião estariam 77 pessoas, das quais seis sobreviveram e estão em estado crítico.
Três desses sobreviventes são jogadores do Chapecoense, e um é jornalista, os outros dois são membros da tripulação.
Além da morte de jogadores, também foi confirmada a morte do técnico Caio Jr.
Mas os detalhes ainda carecem de maiores fontes e informações para se confirmar.

Tomado por luto de tragédia, GARC muda fundo de página para homenagear Chapecoense

Tomado por luto de tragédia, GARC muda fundo de página para homenagear Chapecoense
Larissa Mariana
29/11/2016


O presidente do GARC Guilherme Kalel, determinou na tarde desta terça, 29, a mudança de fundo de página do Portal A3, pertencente ao Grupo Adriana Rodrigues Comunicação.
Na foto, que tomou as redes sociais no dia de hoje, Kalel aparece com os dizeres "Avante Chapecoense", em alusão a que as famílias e o clube de Chapecó em Santa Catarina, siga firme e forte.

A imagem foi postada na página do A3, no lugar do Logo da empresa que sempre fica diariamente exposto.
Guilherme também colocou a mesma foto em seu perfil do Facebook, para prestar solidariedade.

Foto / Portal A3
Imagem mostra presidente do GARC com dizeres de "Avante Chapecoense"

Atlético Nacional fala em conceder título a Chapecoense na Sulamericana depois de acidente matar delegação

Atlético Nacional fala em conceder título a Chapecoense na Sulamericana depois de acidente matar delegação
Leticia Corsi
29/11/2016


Em comunicado na tarde desta terça-feira, 29, o Atlético Nacional de Medellín na Colômbia, falou sobre a consternação do clube com a tragédia ocorrida nesta madrugada.
O time do Chapecoense, que viajava para Medellín para disputar a primeira partida da final da Sulamericana com eles, acabou sofrendo um acidente aéreo.
75 pessoas entre jogadores, comissão técnica e jornalistas morreram. Outras seis pessoas foram resgatadas com vida mas permanecem em estado crítico.
No comunicado, o Atlético ainda reconheceu além da dor, que estaria disposto a conceder o título da Sulamericana ao Chapecoense, sem a necessidade de disputa entre os dois times.
Com a dor vivenciada pelas famílias seria esta uma forma de homenagear os que perderam sua vida, segundo o time.
Claro que a decisão final depende da Comebol, organizadora da competição.
Mas o primeiro gesto do clube mostra uma grandeza de espírito e solidariedade sem precedentes.

Outra decisão tomada pelo time, é a de fazer um jogo em Chapecó no futuro entre as duas equipes.
Os recursos arrecadados seriam doados integralmente as famílias dos que perderam seus entes na tragédia.

Times querem ceder jogadores para manter Chapecoense

Times querem ceder jogadores para manter Chapecoense
Proposta também prevê que clube não caía do Brasileirão por três anos
Malu Cameron
29/11/2016


Aos poucos a tragédia que aconteceu na madrugada desta terça-feira vai tomando forma e solidarizando mais e mais pessoas.
Grandes times de futebol do campeonato Brasileiro, agora querem se reunir para uma série de ações que visem manter a Chapecoense intacta.
O clube perdeu seus jogadores no acidente aéreo desta madrugada na Colômbia, onde 75 pessoas já morreram.

Uma das propostas feita por grandes clubes como Flamengo e Palmeiras, é emprestar jogadores para que em 2017 a Chapecoense possa disputar o campeonato Catarinense e o Brasileirão.
Neste sentido, outra proposta que promete dar estabilidade ao clube, é a de que independe de seus resultados, a Chapecoense ficaria intocável no Brasileirão durante três anos.
Isto quer dizer que se o time fosse mal e ficasse em último lugar, não seria rebaixado para a série B.

As parcerias futuras ainda são conversas e ainda precisam de tempo para que possam se consolidar.
Mas mostram que no mundo do futebol, a consternação pela repentina tragédia vivenciada pelo clube serve também para unir pessoas entorno de uma causa maior.

"Dor pela perda transende nossa compreensão", diz Guilherme Kalel sobre tragédia com Chapecoense

"Dor pela perda transende nossa compreensão", diz Guilherme Kalel sobre tragédia com Chapecoense
Larissa Mariana
29/11/2016


Na madrugada desta terça-feira, 29, uma grande tragédia aconteceu.
O avião que levava jogadores da Chapecoense e jornalistas para Medellín na Colômbia, onde seria disputada a primeira partida da final da Copa Sulamericana caiu.
No desastre aéreo, 75 mortes foram confirmadas e seis pessoas foram resgatadas com vida, mas estão em estado grave.
Estavam no avião além de jogadores do time, jornalistas todos de nacionalidade brasileira, além de nove tripulantes da Bolívia.
O momento histórico de dor, fez levante nas redes sociais de luto.
Imagens se espalharam de pessoas enlutadas e conclamando amigos a se sentirem também assim, pela dor da perda dos familiares das vítimas.
Chapecó parou, a cidade catarinense decretou luto de 30 dias.
O GARC voltou seus olhos também para a tragédia.
O presidente da equipe Guilherme Kalel, emitiu comunicado nesta manhã, cancelando agenda que tinha nesta quarta em São Paulo, e enviou colaboradores para Chapecó e para La Ceja na Colômbia, para que cobrissem todos os momentos.
Apesar do futebol não ser carro chefe de informações do GARC, para ele a dor pela perda transende toda a nossa compreensão, segundo disse a Reportagem do A3, ao explicar os cancelamentos e envio de colaboradores do GARC.

Leticia Corsi embarca nesta tarde para a Colômbia, enquanto Malu Cameron já está em Chapecó.
Leticia, que estava em São Paulo cobrindo o júri de Elize Matsunaga, será substituída por Melissa Monary, quem terminará o julgamento.

CBF suspende final do Brasileirão e decreta luto de sete dias

CBF suspende final do Brasileirão e decreta luto de sete dias
Leticia Corsi
29/11/2016


A tragédia ocorrida na Colômbia, com jogadores e jornalistas brasileiros, fez com que a CBF cancelasse os próximos jogos que seriam realizados no Brasil em sinal de solidariedade.
Com isso, a rodada final do Brasileirão que aconteceria no próximo domingo, 4, só vai ser disputada no dia 11 de dezembro.
A final da Copa do Brasil que aconteceria nesta quarta-feira, 30, também foi transferida para o dia 7 de dezembro, quarta da próxima semana.
A Confederação decretou luto de sete dias pela morte dos jogadores da Chapecoense, time de SC que viajou para disputar a final da Sulamericana.

Além dos decretos de luto e cancelamento do Brasileirão, a CBF ainda defendeu nesta manhã de terça-feira que o título da Sulamericana seja dividido entre os dois times que estavam na final, Chapecoense e Atlético Nacional de Medellín.
Com isso, os dois times estariam credenciados para disputarem a Libertadores da América no ano que vem.

A tragédia
Na madrugada desta terça-feira, 29 de novembro, um avião com 81 pessoas abordo caiu na Colômbia.
A aeronave saiu da Bolívia na noite de segunda-feira, 28, e tinha como destino a cidade colombiana de Medellín, onde o time do Chapecoense de Santa Catarina, disputaria o primeiro jogo da final da Sulamericana contra o Atlético Nacional.
No avião, estavam jogadores do clube brasileiro e jornalistas, além de nove tripulantes.
De acordo com informações preliminares de autoridades locais, 75 pessoas morreram e seis foram resgatadas com vida. Eram sete, mas o goleiro Danilo faleceu ao dar entrada no hospital.

Chapecó decreta luto de 30 dias e torcedores fazem vigília em estádio

Chapecó decreta luto de 30 dias e torcedores fazem vigília em estádio
Malu Cameron
29/11/2016


A cidade de Chapecó, em SC, decretou luto de 30 dias pela morte de jogadores e jornalistas, na madrugada desta terça-feira, 29.
A Chapecoense, equipe de futebol da cidade, viajava para Medellín na Colômbia, quando o desastre aéreo matou 75 pessoas das 81 que faziam parte do avião.

Por causa da tragédia, torcedores do time fazem vigília em frente ao estádio, em busca de informações e para fazerem orações pelas vítimas, familiares e sobreviventes.
Seis pessoas sobreviveram a queda da aeronave, informaram as autoridades locais da Colômbia, onde o acidente aconteceu.
No começo da manhã, o diretor do time de futebol disse que o sonho de classificação havia acabado, com a queda da aeronave e a grande tragédia que se abatia sobre o clube.

A tragédia
Na madrugada desta terça-feira, 29 de novembro, um avião com 81 pessoas abordo caiu na Colômbia.
A aeronave saiu da Bolívia na noite de segunda-feira, 28, e tinha como destino a cidade colombiana de Medellín, onde o time do Chapecoense de Santa Catarina, disputaria o primeiro jogo da final da Sulamericana contra o Atlético Nacional.
No avião, estavam jogadores do clube brasileiro e jornalistas, além de nove tripulantes.
De acordo com informações preliminares de autoridades locais, 75 pessoas morreram e seis foram resgatadas com vida. Eram sete, mas o goleiro Danilo faleceu ao dar entrada no hospital.

Urgente - Guilherme Kalel envia colaboradores para cobrir tragédia com Chapecoense

Guilherme Kalel envia colaboradores para cobrir tragédia com Chapecoense
Melissa Monary
29/11/2016



No final da manhã desta terça-feira, 29, um comunicado do presidente do GARC Guilherme Kalel, confirma o envio de colaboradores do A3 para cobrirem em tempo real a tragédia que aconteceu nesta madrugada com jogadores da Chapecoense e jornalistas.
A colaboradora Malu Cameron de Porto Alegre, foi enviada para Chapecó em SC, para acompanhar da cidade natal do time catarinense toda a comoção no local.
Já Leticia Corsi, embarca nesta tarde de terça-feira para a Colômbia, onde vai trazer direto do local do acidente todas as informações.
Ela que estava em São Paulo, cobrindo o Júri de Elize Matsunaga, vai ser substituída por outra colaboradora do A3 no julgamento, informou Guilherme Kalel.

Para Chapecó junto a Malu Cameron, também vai Lara Rodrigues, assessora do GARC.
O objetivo é falar com familiares e verificar as necessidades de ajuda que existem neste momento, explicou Kalel.
Para ele, a prioridade é usar os recursos de informações e reportagens do A3, para garantir a essas famílias acesso a todas as formas necessárias de estarem com seus entes neste momento de dor.

A tragédia
Na madrugada desta terça-feira, 29 de novembro, um avião com 81 pessoas abordo caiu na Colômbia.
A aeronave saiu da Bolívia na noite de segunda-feira, 28, e tinha como destino a cidade colombiana de Medellín, onde o time do Chapecoense de Santa Catarina, disputaria o primeiro jogo da final da Sulamericana contra o Atlético Nacional.
No avião, estavam jogadores do clube brasileiro e jornalistas, além de nove tripulantes.
De acordo com informações preliminares de autoridades locais, 75 pessoas morreram e seis foram resgatadas com vida. Eram sete, mas o goleiro Danilo faleceu ao dar entrada no hospital.

Cliente fica com número em duas operadoras após pedido de portabilidade

Cliente fica com número em duas operadoras após pedido de portabilidade
Anna Clara Vaz
29/11/2016


Um cliente da operadora de telefonia móvel Vivo, uma das maiores do país, está enfrentando um problema.
Depois de ter tido muitas dores de cabeça com a companhia, ele decidiu mudar sua tele mas sem perder o número.
Optou por fazer a portabilidade e escolheu a Claro, outra gigante no Brasil, para receber a sua linha.
Depois de assinar o contrato do plano pós-pago da companhia, esperou os 3 dias úteis e houve a migração.
Estava tranquilo a até por seu chip da Vivo em outro aparelho antes de joga-lo fora para ver se havia parado de pegar.
Para sua surpresa o mesmo número estava funcionando nas duas operadoras. Ao entrar em contato com a Vivo, a companhia informou que o número não estava mais em sua base de dados, entretanto contas estavam sendo geradas.
Para o mês de dezembro, já possue em casa uma conta da Claro e outra da Vivo para serem pagas.

Ele procurou também a Claro para conversar, mas a companhia o explicou que este foi um problema da Vivo e que precisava ser solucionado na Tele.
Prestes a ter que arcar com duas contas, o cliente ainda não sabe como resolver a questão. Depois de ter ligado cerca de 22 vezes sem sucesso na Vivo, decidiu
abrir um protocolo de reclamação na Anatel na expectativa que o caso seja solucionado em fim.

A operadora informou em nota que houve um erro de sistema, na base nacional de números ao fazer a migração.
Por causa disso o cliente ficou com o número ativo nas duas operadoras. A vivo disse que o problema já foi resolvido, e que o cliente não terá ônus nem terá de pagar as contas extras geradas.

Queda de avião mata 75 na Colômbia

Queda de avião mata 75 na Colômbia
Aeronave transportava delegação que acompanharia Chapecoense no primeiro jogo da final da Sulamericana
Leticia Corsi
29/11/2016


Uma aeronave que saiu da Bolívia com destino a Medellín na Colômbia, na noite desta segunda, 28, caiu no município colombiano de La Ceja, as 22h15 locais, 1h15 de Brasília, da madrugada desta terça-feira, 29.
O avião continha 81 pessoas abordo, entre jogadores da Chapecoense, jornalistas e nove tripulantes.
O voo saiu da Bolívia e ia para a Colômbia, onde o time catarinense enfrentaria nesta quarta-feira, 30, o Atlético Nacional de Medellín, na primeira final da Sulamericana, em busca de conquistar uma vaga para a Libertadores do ano que vem.

Inicialmente havia se divulgado a informação de que 25 das 81 pessoas haviam morrido, mas as atualizações foram feitas ao longo desta manhã pelas autoridades colombianas.
Até o momento, 75 pessoas faleceram com a queda da aeronave, e seis foram resgatadas com vida.
Eram sete pessoas, mas uma o goleiro da Chapecoense Danilo, morreu no hospital onde passava pelos socorros médicos.
Outros dois jogadores foram encontrados com vida e passam por atendimentos neste momento.

Por causa da tragédia, a Comebol cancelou a final da Sulamericana que não tem mais data para acontecer.
A CBF em comunicado, cancelou também o segundo jogo da final da Copa do Brasil, entre Atlético Mineiro e Grêmio, que aconteceria neste dia 30, em sinal de solidariedade pela tragédia com o Chapecoense.

A última vez que o time entrou em campo foi no domingo, 27, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.
O time perdeu pelo placar de 1 a 0 do Palmeiras, o que garantiu ao alviverde o título do brasileirão 2016.
Depois da partida, o Chapecoense não voltou para casa. Na segunda-feira, 28, embarcaria direto de Guarulhos em SP para Medellín na Colômbia.
Mas o voo foi vetado pela Anac, Agencia de Aviação Civil. Os jogadores e jornalistas que os acompanhariam, tiveram então de embarcar em um voo comercial para a Bolívia, e de lá pegaram um segundo avião da companhia Lamia, para a Colômbia.

As causas do acidente ainda devem ser apuradas, mas inicialmente se fala em falha técnica do avião.
Na noite desta terça, ainda enquanto as autoridades recebiam as informações da queda, equipes de socorro em terra e em ar, foram enviadas para o local do acidente.
Chovia muito na Colômbia o que dificultou o acesso a área, mas o socorro rápido permitiu o encontro de sobreviventes.

Pelas redes sociais, solidariedade marca manhã pós tragédia na Colômbia

Pelas redes sociais, solidariedade marca manhã pós tragédia na Colômbia
Jogadores do Chapecoense e jornalistas sofreram acidente aéreo na madrugada
Mariana Monary
29/11/2016


Nas redes sociais nesta terça-feira, 29, não se fala em outra coisa.
Todos estão consternados com a tragédia ocorrida na Colômbia, na madrugada desta terça-feira, 29.
O avião que levava jogadores da Chapecoense para disputar a primeira partida da final da Sulamericana em Medellín, caiu em La ceja, matando 75 das 81 pessoas que estavam abordo.
A comoção se generalizou especialmente no Twitter e no Facebook.
Mensagens de apoio as famílias são compartilhadas a todo momento por brasileiros que se compadeceram com a historia.
Pelo mundo, outros países também assistiram chocados a tragédia repentina que ceifou vidas jovens na sua maioria.

Bastidores do Poder - Senado deve votar proposta de teto de gastos hoje

O Senado Federal deve votar hoje, terça-feira, a proposta de limite de teto de gastos.
A votação vai ser em primeiro turno e tem tudo para sair do papel e se transformar em realidade.
Confiram os detalhes no blog Bastidores do Poder, com Ester Marini.
http://bastidoresdopodera3.blogspot.com.br/2016/11/senado-esta-pronto-para-votar-pec-do.html

Ano que vem - Vendas de "Imperador Original" começarão em 2 de fevereiro de 2017

Vendas de "Imperador Original" começarão em 2 de fevereiro de 2017
Livro de Guilherme Kalel vai ser Spin-off de Lorens
Larissa Mariana
29/11/2016


As vendas do livro "Imperador Original", escrito por Guilherme Kalel para ser comercializado, vão começar oficialmente em 2 de fevereiro de 2017.
A informação foi confirmada pelo próprio autor do texto, nesta segunda-feira, 28.
"Imperador Original", vai começar a ser escrito por Kalel agora em dezembro e a previsão é que esteja finalizado até o fim de fevereiro.
As vendas começarão em 2 daquele mês, pois é a data exata em que o primeiro livro da saga Lorens foi lançada há dois anos.

Lorens conta a historia do médico Piter Lorens, todos os seus conflitos, paixões e problemas familiares.
O texto possue sete livros para completar sua saga toda, dos quais cinco já foram publicados online e um sexto será lançado agora em dezembro.
O último livro da saga também vai ser lançado em fevereiro, junto com as vendas de "Imperador Original".
O spin-off, vai contar a vida de Victor Lorens, pai do médico Piter.
A historia será contada pelo próprio Piter, segundo já adiantou Kalel.
O texto vai passar pelo casamento de Victor, a fundação do Lorens Medical e o nascimento de Piter Lorens.
Depois, vai contar um pouco da infância do médico até que chegue no primeiro livro da série.

O spin-off era um plano antigo de Kalel que agora vai se tornar uma realidade.
Ele quis lançar antes os livros da série para depois lançar a historia de Victor Lorens, para deixar o leitor bem familiarizado com os acontecimentos.
O texto e sua forma de lançamento, lembra um pouco a franquia de filmes xMen, que lançou filmes com os heróis grandes e depois voltou no tempo para contar a historia dos primeiros a serem aparecidos no mundo.
O preço de lançamento do livro ainda não foi divulgado, mas acredita-se que deva ser semelhante aos livros já lançados por Kalel "O dia do adeus" e "Império de Elize".
Esses detalhes só serão conhecidos no ano que vem, mais perto do lançamento das vendas.
Em 2 de fevereiro, o que vai acontecer explica Kalel, é os lançamentos de vendas antecipadas do texto.
O livro propriamente dito será entregue somente em março, quando será lançado oficialmente.

Psol protocola pedido de Impeachment contra Temer

Psol protocola pedido de Impeachment contra Temer
Guilherme Kalel
29/11/2016


Parlamentares do Psol protocolaram nesta segunda-feira, 28, um pedido de Impeachment contra o presidente da república Michel Temer.
O partido acusa o presidente de ter cometido crime de responsabilidade, ao atuar no caso Geddel.
Para os parlamentares, Temer tentou forçar um Ministro a agir em benefício próprio do outro, contrariando leis e tentando usar do peso de seu cargo para beneficiar terceiros.
Isto na visão dos parlamentares do partido foi um verdadeiro tráfico de influências, e um crime de responsabilidade cometido pelo presidente da república.

Para a base de Michel Temer, não houve crime de responsabilidade, mas sim uma tentativa do presidente em resolver uma questão que colocou em conflitos gabinetes de sua administração.
Para a base, o pedido deve ser rejeitado por Rodrigo Maia, presidente da Câmara e quem deve analisar a proposta e decidir se aceita ou rejeita o pedido.

Em dezembro do ano passado, o então presidente Eduardo Cunha aceitou um pedido de Impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff.
Este pedido aceito, mais tarde se transformou no Impeachment propriamente dito pela presidente, ao ser condenada por ter cometido crimes de responsabilidade nas contas públicas.
Dilma cometeu as chamadas pedaladas fiscais, e editou decretos de suplementação financeira sem autorização do Congresso.

Caso Geddel
Em 18 de novembro o então Ministro da Cultura Marcelo Calero, pediu demissão do cargo.
Para justificar sua saída, ele alegou estar sofrendo pressão de Geddel Vieira Lima, para liberar a construção de um edifício de luxo em Salvador.
Geddel tinha comprado um imóvel na planta deste edifício, mas a obra foi embargada pelo Iphan por causa de sua altura, 31 andares.
Como o Iphan é subordinado a Pasta da Cultura, Marcelo Calero alegou ter sido pressionado por Geddel para liberar a obra.
Em depoimento a Polícia Federal nesta semana, o ex-ministro confirmou que reportou a situação ao presidente Michel Temer.
Numa reunião a portas fechadas, Temer pediu que Calero resolvesse a questão e atendesse ao pedido de Geddel, o que motivou sua saída.

Marcelo Calero deixou a Pasta e para seu lugar assumiu Roberto Freire, mas a obra permaneceu embargada.
Nesta sexta-feira, 25, uma semana depois do escândalo ter se tornado público e depois do presidente Temer dizer que Geddel ficaria no governo, o Ministro pediu

para sair do cargo.
Geddel pode ser investigado pela Procuradoria-geral a República, para verificar se houve tráfico de influência sobre o Ministro Calero.
Se comprovada a prática ele pode inclusive ser processado pelo crime.

Moro barra perguntas de Cunha a Temer

Moro barra perguntas de Cunha a Temer
Leandro Goldman
29/11/2016


O Juiz Federal Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos de processos da Lava Jato em primeira instância, barrou nesta segunda-feira, 28, cerca de 21 perguntas feitas pela defesa de Eduardo Cunha ao presidente Michel Temer.

Temer foi arrolado como testemunha de defesa de Cunha, e em um ofício disse a Moro que responderia por escrito na audiência.
A defesa então protocolou na sexta-feira, 25, um documento contendo diversas perguntas que gostaria que fossem respondidas pelo agora presidente.
Para Moro, a maior parte dessas perguntas não tem relação com o processo em questão, em que Cunha é julgado por receber mais de R$ 10 Mi em propinas da Petrobras.

Desde 23 de novembro, o Juiz está ouvindo testemunhas de defesa e acusação no caso, a maior parte delas com depoimentos em Curitiba, com o acompanhamento pessoalmente de Cunha nas audiências.
Além de Temer, o ex-presidente Lula foi arrolado como testemunha e deve prestar depoimento no julgamento.

Preso é encontrado morto em Blumenau

Preso é encontrado morto em Blumenau
Larissa Goldman
29/11/2016


Um preso de 28 anos de idade foi encontrado morto estrangulado, na penitenciária de Blumenau em SC.
O caso aconteceu nesta segunda-feira, alguns dias depois da unidade ter apresentado um princípio de rebelião em 23 de novembro.
Por enquanto, as autoridades não souberam falar os motivos da morte, que está sendo apurada.
O preso foi encontrado por guardas sozinho na cela.

Por causa da tentativa de rebelião em 23 de novembro, os presos estão isolados e sem receberem visita de familiares.
A situação ainda deve durar mais alguns dias segundo a diretoria do lugar, que foi inaugurado em janeiro de 2016 e desde abril apresenta problemas.

Liminar garante funcionamento do Uber no Rio

Liminar garante funcionamento do Uber no Rio
Nesta segunda prefeito sancionou lei municipal que proibe aplicativo na cidade
Gabriel Oliveira
29/11/2016


O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Pais, sancionou uma lei nesta segunda-feira que revoltou parte da população.
Pela lei, o Uber, aplicativo de serviço de corridas a exemplo de um Táxi, ficaria impedido de operar na cidade.
Contra a maior parte do país que já regulamentou o aplicativo, o Rio de Janeiro fez um grande retrocesso afirmam especialistas ouvidos pelo A3.

Por causa da proibição, o próprio aplicativo entrou na Justiça e conseguiu na noite desta segunda, uma liminar que garante o funcionamento do Uber na cidade.
Pela liminar até que o mérito seja julgado, os motoristas podem continuar circulando normalmente pois a lei de Pais está inviabilizada.

Primeiro dia de Júri tem depoimento de babás e choro de Elize

Primeiro dia de Júri tem depoimento de babás e choro de Elize
Leticia Corsi
Enviada especial a São Paulo
29/11/2016


Na manhã desta segunda-feira, 28, começou no Forum da Barra Funda em São Paulo, o Júri Popular de Elize Matsunaga, acusada de matar e esquartejar o marido em 19/05/2012, Marcos Matsunaga.
O crime chocou o país pela brutalidade com que foi cometido e chega a seu julgamento quatro anos depois.

No primeiro dia, foram ouvidas testemunhas de acusação do caso, duas babás e o irmão de Marcos prestaram depoimento a Justiça e falaram sobre o relacionamento do casal.
As babás negaram terem visto Marcos agredir Elize, como corrobora a tese da defesa para explicar o homicídio brutal.
Uma das babás disse ainda, que dias antes do crime acontecer, Elize comprou uma serra elétrica, o que provocou bastante discussão entre defesa e acusação da ré.
Em alguns momentos do dia, o julgamento foi marcado pelo choro de Elize, que em algumas situações se mostrou compulsivo.

O caso
Em 19/05/2012, Elize Matsunaga assassinou e esquartejou o marido e empresário Marcos Matsunaga em São Paulo.
Depois de esquarteja-lo, a mulher ainda colocou seus restos em malas e saiu do prédio em que morava com ele, espalhando os restos mortais de Marcos em diferentes pontos na grande SP.

Elize confessou o crime, mas alega em sua defesa que um detetive contratado por ela a revelou estar sendo traída por Marcos com uma prostituta.
Elize alega então que confrontou o marido, foi agredida e usou a arma para se defender. Assustada ao ver que atirou e matou o esposo, ela teria o esquartejado
numa atitude de reflexo de susto.
Já o Ministério Público, defende que o crime foi premeditado para que a mulher tivesse acesso a um seguro de vida de R$ 600 Mil feito pelo marido.
O MP e a Polícia Civil, concordam que Elize Matsunaga cometeu homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, que dificultou a defesa da vítima.
Acrescem no curriculum ainda, o crime de ocultação de cadáver e provas, já que ela tentou se desfazer dos restos mortais de Marcos.

Nesta terça-feira, mais testemunhas devem ser ouvidas no segundo dia de Júri. A previsão é que o julgamento siga pelo menos até sexta-feira, 2 de dezembro.

Eleição de mesa diretora de Congresso Internacional de Combate aos Tumores Cerebrais pode ter disputa de médicas brasileiras

Eleição de mesa diretora de Congresso Internacional de Combate aos Tumores Cerebrais pode ter disputa de médicas brasileiras
Giovana Miccelann
29/11/2016


O Congresso Internacional de Combate aos Tumores Cerebrais, escolhe em janeiro de 2017 sua nova diretoria.
A nova diretoria vai comandar o Cictc pelos próximos dois anos, e terá pela frente a missão de dar continuidade a trabalhos essenciais até aqui, na luta por combater os canceres de cérebro.
Segundo constam nos bastidores, a disputa para a presidência do Congresso, pode ter duas brasileiras.
A médica Karen Maryanna Alckmin, que presidiu o CICTC de 2013 a 2016, e que depois renunciou ao mandato por problemas de saúde, quer voltar a mesa diretora como presidente em 2017.
Dra. Karen disse a interlocutores, que se sente melhor preparada e que quer dar continuidade ao trabalho que se iniciou afrente do Congresso.

A também brasileira Mariana Hassan, que passou a integrar o Congresso em 2016, é sangue novo e quer também presidir o Congresso.
Em conversa de bastidores, Dra. Mariana disse que tinha o sonho de presidir o Cictc, e que estudaria lançar seu nome em 2017 apesar de ser nova de casa e saber ser difícil conquistar apoios.
Por enquanto os nomes das duas brasileiras são os primeiros a despontar na disputa.
Atualmente, 140 médicos tem direito ao voto no Cictc, dos 181 participantes.

A3 vai cobrir 26ª edição do Congresso Internacional de Combate aos Tumores Cerebrais nos EUA

A3 vai cobrir 26ª edição do Congresso Internacional de Combate aos Tumores Cerebrais nos EUA
Melissa Monary
29/11/2016


Foi fechado nesta segunda-feira, 28, um acordo entre o Grupo Adriana Rodrigues Comunicação e a diretoria atual do Congresso Internacional de Combate aos Tumores Cerebrais nos Estados Unidos,
para que o Portal A3 seja o único portal brasileiro a cobrir o Congresso em 2017.
Os direitos de transmissão de reportagens vão pertencer ao A3, pela segunda vez consecutiva, destacou o presidente do GARC Guilherme Kalel.
Em 2015, as duas edições do Congresso e em 2016, uma edição, tiveram a cobertura do A3.

Com o acordo firmado nesta segunda-feira, o Portal A3 vai estar presente fisicamente com colaboradores em Los Angeles, de 9 a 12 de janeiro de 2017, quando acontece o Congresso.
Esta edição será importante, porque além das tradicionais reuniões vai ser escolhida a nova diretoria do Cictc, que vai comandar o Congresso pelos próximos dois anos.

Jovem de 25 anos acusa Santa Casa de aplicar dosagem de Insulina 10 vezes mais que a prescrita

Jovem de 25 anos acusa Santa Casa de aplicar dosagem de Insulina 10 vezes mais que a prescrita
Mariana Monary
28/11/2016


Um jovem de 25 anos de idade, que sofre com Diabetes tipo 1, acusa a Santa Casa de Ribeirão Preto, no interior de SP, de negligência médica.
Uma enfermeira do hospital teria o aplicado uma dosagem de Insulina, 10 vezes maior do que a prescrita, ao em vez de 8 unidades, 80.
Por causa da aplicação em excesso, houve queda brusca de glicemia, açúcar do sangue, e o rapaz precisou ser hospitalizado no CTI em coma diabético.
Ele ficou internado por dois dias, quando foi estabilizado e em seguida levado para casa pela mãe, revoltada com a atitude do hospital.

A mulher conta ainda, que ao chegar na unidade de saúde encontrou o filho desacordado e mesmo assim as enfermeiras se negaram a subir com ele para a CTI.
Foi só depois de acionar o gerente da unidade que a situação passou a ser tratada com a seriedade merecida.
Ela vai processar a unidade de saúde, para evitar que outros pacientes sofram este ou piores tipos de negligências.

Homem é morto depois de atropelar e esfaquear pessoas em universidade nos EUA

Homem é morto depois de atropelar e esfaquear pessoas em Universidade de Ohio
Giovana Miccelann e Guilherme Kalel
28/11/2016


Um homem foi morto depois de atropelar e esfaquear ao menos 10 pessoas na Universidade de Ohio nos Estados Unidos, na tarde desta segunda-feira, 28.
Inicialmente falava-se que eram dois atiradores que haviam invadido a universidade, mas a informação foi corrigida depois pela polícia.

O homem chegou ao campus da universidade, atropelou nove pessoas e depois esfaqueou uma outra, antes de ser abatido pela polícia que chegou em menos de cinco minutos ao local.
O prédio foi isolado e cercado por policiais, que fizeram varreduras na busca por mais suspeitos no ataque.
Depois das varreduras, constatou-se que era apenas um responsável pela ação, mas ainda não foi possível saber se ele foi um lobo solitário ou se agiu em nome de algum grupo terrorista.

Dos 10 feridos, um está em estado grave segundo as autoridades norte-americanas.
O governador de Ohio chegou a ir as redes sociais e pedir que as pessoas não saíssem de suas casas, enquanto a polícia fazia a varredura no prédio da universidade, que abriga mais de 58,5 mil estudantes.
Depois da confusão ter passado, a polícia emitiu alertas dando a área como segura e as aulas foram canceladas nesta segunda-feira, e os estudantes voltaram para suas casas.
O ataque aconteceu perto de 13h30 locais em Brasília, e foi noticia nos principais portais de informações do mundo, inclusive no A3.

Incendio destrói fábrica em Diadema

Incendio atinge fábrica de produtos químicos em Diadema
Laura Elisa
28/11/2016


Um incendio de grandes proporções, atinge uma fábrica de produtos químicos em Diadema, na grande SP.
O fogo começou pela manhã desta segunda-feira, 28, e deixou cerca de nove pessoas feridas.
Felizmente ninguém morreu, mas primeiramente houve a informação de uma morte, o que não foi confirmado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a empresa não possuía licença para funcionar.
Apesar de ter solicitado a licença ambiental, o órgão responsável por emiti-la estava aguardando envio de documentação da fábrica, o que não aconteceu.
As causas do fogo ainda são desconhecidas, e devem ser apuradas.
Na tarde de segunda-feira, o fogo foi controlado e os Bombeiros trabalhavam apenas no rescaldo das chamas.
Segundo a Defesa Civil, não houve danos a prédios de empresas vizinhas.

Júri de Elize Matsunaga começa hoje em São Paulo

Júri de Elize Matsunaga começa hoje em São Paulo
Mulher é acusada de matar e esquartejar o marido em 2012
Laura Elisa
28/11/2016


Começa nesta segunda-feira, 28, na cidade de São Paulo, o júri popular de Elize Matsunaga.
A mulher é acusada de matar e esquartejar em sete pedaços o marido, o empresário Marcos Matsunaga, em 19 de maio de 2012.
O crime aconteceu dentro do apartamento do casal, que ficava na cidade de São Paulo.

Elize está presa desde 2012 em Tremembé, e já confessou o crime.
Mas sua defesa sustenta que o assassinato ocorreu para se defender das agressões do marido.
Marcos Matsunaga estaria a traindo com uma prostituta, e Elize teria contratado um detetive que a revelou a traição.
Ao confrontar o empresário, houve uma discussão e então ela atirou nele e o esquartejou por desespero de esconder o corpo.

Para o Ministério Público não há dúvidas de que o crime foi premeditado.
Elize atirou na cabeça do marido e depois o cortou em sete pedaços, colocando em malas e espalhando em região de mata fechada, para ficar com um seguro de vida no valor de R$ 600 Mil.
Para o MP ela teve a ajuda de uma outra pessoa para cometer o brutal assassinato, mas a Polícia Civil ainda investiga esta hipótese.
Elize nega ter recebido ajuda, entretanto as investigações mostram que ela não seria capaz de cometer o assassinato e o esquartejamento sem que alguém a instruísse ou ajudasse.

Ela é acusada de homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe, que dificultou a defesa da vítima, ocultação de cadáver e destruição de provas, por ter esquartejado o marido.
Se condenada, pode pegar mais de 30 anos de prisão.

O Júri popular de Elize vai começar as 9h30 da manhã desta segunda-feira, 28, e deve perdurar até pelo menos sexta-feira, 2 de dezembro.
Durante este período de tempo, devem haver depoimento de 21 testemunhas entre defesa e acusação, além do embate entre MP e a defesa da ré.
O Portal A3 vai acompanhar o júri e trazer as principais informações deste acontecimento, por meio da repórter Leticia Corsi, que estará no forum criminal da Barra Funda, onde o julgamento irá acontecer.
No plenário 10, onde será realizado o júri, há capacidade para 270 lugares onde 50 deles foram reservados a imprensa.

Mega-sena acumula e pode pagar R$ 20 Mi

Mega-sena acumula e pode pagar R$ 20 Mi
Mariana Monary
28/11/2016


Ninguém acertou as dezenas sorteadas no concurso 1880 da Mega-sena, realizado na noite de sábado, 26.
Com isto, a estimativa de pagamento para o próximo sorteio é de R$ 20 Mi informou a Caixa Econômica Federal.
Foram sorteados na noite de sábado, as dezenas 05, 16, 19, 37, 51 e 56.

65 pessoas acertaram a Quina e cada uma vai levar para casa a quantia de pouco mais de R$ 33 Mil.
Para participar do próximo sorteio, a ser realizado em 30 de novembro, quarta-feira, os interessados devem procurar uma casa lotérica até as 18h do dia do sorteio.
O valor de uma aposta mínima é de R$ 3,50.

Guilherme Kalel volta a presidência do GARC hoje

Guilherme Kalel volta a presidência do GARC hoje
Melissa Monary
28/11/2016


O presidente do GARC Guilherme Kalel, volta a presidir o Grupo nesta segunda-feira, 28.
Guilherme estava afastado desde 17 de outubro por questões de saúde e recomendações médicas, tendo assumido interinamente o GARC a vice-presidente Mariana Monary.
Foram 10 dias afastados da equipe de suas funções administrativas, mas se mantendo escrevendo reportagens para o Portal A3.
O afastamento administrativo aconteceu porque Guilherme teve complicações de saúde, inclusive com o registro de novas isquemias cardíacas.
Mas a situação já foi revertida, o que garantiu seu regresso nesta segunda a suas atividades normais.
Na semana que volta a presidência do GARC, Guilherme começa as negociações com anunciantes para a primeira temporada de 2017.
São pacotes trimestrais e semestrais que serão renovados agora em dezembro e a busca de novos anunciantes que sempre é válida e prossegue dentro do GARC.
Guilherme ainda vai fazer os preparativos finais para o curso de capacitação de colaboradores, que será dado em 10 de dezembro na cidade de Gramado, durante o Encontro Oficial de Colaboradores do A3.

Acidente entre carretas colore rodovia de SP

Acidente entre carretas colore rodovia de SP
Laura Elisa
28/11/2016


Um acidente entre duas carretas em uma rodovia de São José do Rio Preto, no interior de SP, interditou pistas e deixou o asfalto colorido neste domingo.
Uma das carretas estava carregada com tinta e a outra com adubo, quando um dos motoristas cochilou ao volante.
Os dois veículos se chocaram, havendo o derramamento das cargas na pista com o impacto da batida.

Os motoristas sofreram ferimentos leves e foram socorridos, passando todos bem.
A pista ficou interditada nos dois sentidos por mais de 5h na tarde deste domingo, depois do acidente acontecer.

Temer anuncia acordo para barrar anistia a caixa 2

Temer anuncia acordo para barrar anistia a caixa 2
Leandro Goldman
28/11/2016


O presidente Michel Temer anunciou neste domingo, em entrevista coletiva ao lado do presidente da Câmara Rodrigo Maia, e do Senado Renan Calheiros, que está feito com o Congresso um acordo para se evitar votações de anistia ao caixa 2.
A informação foi dada neste domingo, 27, com o objetivo de desestimular no Congresso qualquer deputado que pensasse em fazer emenda ao projeto que deve ser
votado nessa semana e que trata das 10 medidas contra a corrupção, enviado pelo Ministério Público para a casa de leis.
Temer disse que é preciso saber ouvir a voz que vem das ruas, e que por esta razão o presidente não iria sancionar nada que desse anistia ao crime de caixa 2.
Com essa atitude, Temer põe abaixo as articulações secretas que estavam sendo feitas entre deputados e partidos, para tentar aprovar na última hora, um texto
que anistiava os crimes e livrava politicos que tenham cometido a prática do caixa 2 em campanhas eleitorais anteriores a lei que deve ser aprovada agora.

Guilherme Kalel divulga sinopse de "Lorens e a tropa de clones"

Guilherme Kalel divulga sinopse de "Lorens e a tropa de clones"
Larissa Mariana
28/11/2016


O presidente do GARC e autor pelo Universo das Historias Guilherme Kalel, vai lançar em 12 de dezembro o sexto livro da saga Lorens.
O título será "Lorens e a tropa de clones", sendo este o penúltimo livro da saga que inicialmente foi projetada para ter sete livros. No sábado, 26, em seu Blog pessoal, Guilherme divulgou a sinopse do livro.

Na sua sexta etapa, Piter Lorens vai ter novos desafios pela frente e vai precisar encarar seu clone Castle, na batalha final entre os dois.
Outra coisa que deve se definir um pouco mais, são os confrontos entre ele e a irmã Sandra, quem no começo da historia tinha o papel de sua mãe.
Confiram a seguir um pouco mais do que esperar para a estreia do novo livro, que ainda não teve a quantidade de capítulos divulgada.

Piter descobre que Castle Lorens na verdade é um clone e não seu irmão gêmeo como todos pensavam.
Descobre que em Stars, país localizado ao sul da Europa, existe um laboratório com centenas de outros clones criados por Norton Filion.
Desesperado para curar a amada Nathália Taylor, que descobriu uma leucemia, ele pede que ela seja clonada para que escapasse da morte.
Enquanto espera passar os 18 meses mais longos de sua vida, Piter vai ter que conviver com as incertezas do destino.
Precisará manter Nathália estável, precisará encontrar e deter Castle, precisará repor no lugar toda a bagunçada vida que a sua se tornou.
Vai ficar frente a frente com a irmã Sandra, quem pensou um dia que fosse sua mãe, e vai por todos os pingos nos Is para que possa ser finalmente feita a justiça.
Em todo esse processo, ficará em dúvidas sobre o amor de Nathália Taylor e terá de tomar uma decisão sobre sua vida amorosa, que pode mudar para sempre seu destino.

A estreia de "Lorens e a tropa de clones", acontece em 12 de dezembro, a partir das 10h da manhã, na página oficial do livro em http://lorens.a3.net.br e também com link direto pelo Universo das Historias.

Especial Publicidade - Filhos de Guilherme Kalel viram cartão de Natal para A3

Filhos de Guilherme Kalel viram cartão de Natal para A3
Especial Publicidade
Larissa Mariana
28/11/2016


Os filhos do presidente do GARC Guilherme Kalel, Kalel Francisco e Ester Maryanna, virarão cartão de Natal em 2016.
A imagem das crianças que possuem 2 anos e 11 meses respectivamente, vai ser impressa em um cartão que será comercializado pelo GARC/A3.
Os interessados em adquirirem o cartão, podem compra-lo com a equipe do Grupo, disse o presidente do GARC Guilherme Kalel.

A ideia de fazer os cartões surgiu depois que a mãe das crianças, a designe de artes e executiva do GARC Adriana Rodrigues, fez um cartão com a imagem das crianças para presentear a família.
A montagem deu certo e Guilherme teve a ideia de transforma-los em propaganda no site.
O preço do cartão de Natal com a imagem das crianças ainda não foi definido, mas deve ser ainda essa semana.
A expectativa é que comecem a comercializar os cartões no dia 6 de dezembro.
Este será o primeiro produto comercializado no GARC com a imagem das crianças.

Anna Tec - Os que valem apena - Conheçam os melhores celulares de 2016

Os que valem apena - Conheçam os melhores celulares de 2016
28/11/2016


A Anna Tec divulga hoje, 28 de novembro, a primeira lista dos TOP 5 A3.
São os 5 melhores celulares em 2016 e a tendência é que seja repetida uma vez a cada ano a partir de agora.
Testamos diversos modelos de telefones e analisamos o custo benefício de cada um deles para chegarmos a um veredicto final. Tem de todos os gostos e preços para deixar a lista mais atrativa e justa.
Conheçam a seguir cada um dos lançamentos e o que eles tem a oferecer. Se você não tem um desses ainda, claro que vale apena ter.
A lista marca 5 modelos mas não significa que são melhores por classificação, apenas receberam o número para ficar mais fácil identificá-los.

1 - Samsung Galaxy J3.
O aparelho intermediário da Samsung é um dos primeiros da lista.
Lançado originalmente em 2015 e relançado em 2016, o J3 tem um designe bonito, é fino, e tem um bom hardware e software.
O aparelho roda Android 5.1, tem tela de 5 polegadas, câmera traseira de 8MP e frontal de 5, além de filmar em HD.
É um quade-core, com 1GB de RAN e possue 8GB de memória aceitando cartão micro SD de até 128GB.
Preço sugerido de R$ 699,00.

2 - Moto G4 Play
O novo modelo da Lenovo foi lançado em 2016, pouco tempo depois da marca ter lançado o Moto G3.
Apesar de ser um recente lançamento o smartphone impressiona e tem ganhado muitos adeptos.
O aparelho tem tela de 5 polegadas, Android 6.0, e receberá atualização para o 7 em breve.
Tem câmera traseira de 8MP e frontal de 5, e um processador quade-core.
A novidade deste dispositivo é que diferente de seus irmãos Moto G 3, 2 e 1, neste a bateria não é integrada, o que facilita bastante.
O smartphone tem um Android mais puro, quase não trava e vem com poucos aplicativos de fábrica.
Mas precisa de alguns ajustes para funcionar bem, já que alguns aplicativos como galeria não estão pré-instalados no dispositivo.
Ele tem 16GB de memória, e 1GB de RAN.
Sua bateria tem mais de 3000 MA, o que garante mais de 12h de duração com uso moderado.
Preço sugerido de R$ 799,00.

3 - LG K10
O LG K10 é com certeza um dos grandes lançamentos de 2016.
Apareceu como uma grande novidade e se transformou rapidamente em um dos dispositivos mais vendidos da marca LG.
Possue tela de 5,3 polegadas, Android 6.0, mas não há informação se será atualizado.
Tem 16GB de memória interna e 2GB de RAN.
Seu processador é um octa-core, e ele ainda conta com câmeras traseira de 13MP e frontal de 5, ambas com flash e sensor de localização.
Além de ter bastante memória interna, o dispositivo ainda aceita cartão de até 128GB.
Preço sugerido do K10 é de R$ 1099,00.

4 - iPhone 7
A sétima geração dos iPhones foi lançada em setembro de 2016, mas só desembarcou no Brasil em novembro.
O lançamento é recente por aqui mas já pôde ser testado e entra na lista dos TOP 5 do A3.
O aparelho tem o IOS 10, e com certeza vai receber novas atualizações por ser um aparelho relativamente novo.
Tem um processador de Quade-core, câmera traseira de 12MP e frontal de 7.
O telefone possue duas versões, onde a convencional tem tela de 4,7 polegadas e a Plus é de 5,5.
Ele chega ao Brasil com preço mais baixo que seu antecessor 6S, apesar de ainda ser um preço bastante elevado por conta da crise que o Brasil enfrenta hoje.
Seu preço sugerido é de R$ 3599,00 com 128GB de memória.

5 - Zenfone 3
Lançado em 2016 o Zenfone 3 é um dos aparelhos mais completos com um custo benefício incrível.
O aparelho é um octa-core, com Android 6.0.
Tem câmera traseira de 16MP e a frontal com 8MP, ambas com flash.
O aparelho filma na tecnologia 4K, o que o torna muito mais especial que outros. Tem tela de 5,2 e 32GB de memória interna, com capacidade para cartão de até 2T.
O preço sugerido é de R$ 1499,00.

Gostou das dicas? Adquira já o seu e depois comente com a gente.
Anna Clara Vaz
annaclaravaz@garc.a3.net.br

Opinião - Franca completa 192 anos

Franca completa 192 anos
28/11/2016


Franca, cidade linda, viva Franca, cidade ativa, viva Franca, com toda sua intensidade, viva!
A nossa querida Franca do Imperador completa nesta segunda-feira, 192 anos de emancipação politica.
Um longo caminho com muitos desafios vencidos e outros tantos a se superar.

Ao longo dos últimos anos, a cidade experimentou momentos antes não imagináveis e foi palco de muitas decisões e polêmicas.
Tivemos falsos médicos na saúde, horas-extras superfaturadas, escândalos em obras de creches.
Temos uma gigantesca fila de cirurgias eletivas, temos um déficit na falta de vagas em creches, temos muito a que melhorar.
Mas a cidade possue suas contas no azul e isso é importante em tempos de crise.
A atual administração pode ter sido um desastre politicamente falando, entretanto podemos reconhecer que a parte técnica parece ter ficado intacta.
E ainda sim com todos os problemas que tenham surgido no caminho, Franca sobrevive e se prepara para viver uma nova era.

Hoje, 28 de novembro, um novo ciclo se inicia.
E vamos torcer para que seja um ciclo de prosperidade e muita harmonia, dentro da cidade que amamos e que muitos apesar de não serem daqui, escolheram para viver.
Sou francano com muito orgulho, feliz por ter nascido e por viver aqui.
Não temos a cidade dos sonhos, mas sonhamos em criar uma cidade melhor.
Com esse lema, cada um trabalha como pode para fazer isto acontecer.
Franca é uma cidade linda, solidária todas as vezes em que é chamada a contribuir com o próximo, e é impossível não se ter orgulho de se estar em uma das melhores cidades para se viver no Brasil, apesar de todos os problemas que surjam no caminho.
Parabéns Franca, e que venham mais e mais anos de comemoração.
Guilherme Kalel
guilherme@a3.net.br

Depois de 22 anos, Palmeiras conquista título do Campeonato Brasileiro em 2016

Depois de 22 anos, Palmeiras conquista título do Campeonato Brasileiro em 2016
Leticia Corsi
27/11/2016


E depois de 22 anos de jejum, o Palmeiras conquistou na tarde deste domingo, 27, o título do Campeonato Brasileiro 2016.
O time do Palestra Itália, venceu a Xapecoense pelo placar de 1 a 0 em casa, na penúltima rodada do campeonato.
Com a vitória, o clube chega a somatória de 77 pontos e não pode mais ser alcançado por nem um outro time, faltando apenas um jogo para que a competição seja encerrada.
O único time que poderia impedir o Palmeiras de ser campeão fosse o Santos, que era segundo colocado até o jogo de hoje, ao perder do Flamengo pelo placar de 2 a 0 no Rio.

Com a combinação de resultado, desde os 38 minutos do segundo tempo do jogo Palmeiras e Xapecoense, os torcedores que lotaram a Arena Palmeiras em São Paulo, já gritavam é campeão.
A alegria e a emoção tomou conta de torcedores e jogadores, que comemorarão com certeza por boa parte da noite deste domingo.

A taça só será entregue na semana que vem, quando o campeonato efetivamente terminar.
O Palmeiras vai enfrentar o Vitória da Bahia em Salvador, em seu último desafio do campeonato.
O time alviverde, venceu o Campeonato Brasileiro de 2016, com uma super campanha.
Liderou a competição que é por pontos corridos desde a 19ª rodada, no fim do primeiro turno da competição.
Antes teve outros momentos de liderança e despontou outros favoritos ao título no começo do campeonato.

Funeral de Fidel vai durar 9 dias

Funeral de Fidel vai durar 9 dias
Giovana Miccelann
27/11/2016


O funeral do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, vai durar 9 dias informou o governo cubano neste sábado, 26.
O ex-presidente faleceu na noite de sexta-feira, as 22h29 locais, 1h29 de sábado em Brasília.
A morte foi em decorrência de uma doença que Fidel tinha desde 2006, mas que nunca revelou ao mundo qual seria.
O líder cubano faleceu aos 90 anos de idade, depois de ter ficado por mais de 40 anos no poder em seu país natal.
Fidel passou o poder do controle da nação para o irmão Raúl Castro em julho de 2006, depois de anunciar estar doente.
Mas oficialmente só deixou o cargo de presidente em fevereiro de 2008, quando passou a se dedicar a escrever artigos em um jornal estatal e livros sobre sua vida.
O líder cubano ainda recebia visitas de líderes de nações em sua residência oficial em hAvana durante este tempo. A última delas ocorreu em novembro, quando ele foi visto pela última vez.

O corpo de Fidel Castro foi cremado neste sábado, 26, em uma cerimônia privada onde participaram amigos mais próximos e alguns familiares.
Na segunda-feira e na terça, suas cinzas ficarão expostas na praça central de hAvana, onde o ex-presidente fez seus discursos emblemáticos.
Na quarta-feira, as cinzas vão iniciar uma peregrinação pelo país, até o dia 3 de dezembro, quando vai chegar em Santiago de Cuba.
Na cidade, as cinzas serão colocadas no maior cemitério do país, onde os restos mortais de Fidel vão repousar em 4 de dezembro.
O país decretou luto oficial de 9 dias, período que vai durar a peregrinação que vai passar por 13 das 15 províncias da ilha de Cuba.

A morte de Fidel provocou uma série de reações pelo mundo desde que anunciada.
Parte de muitas pessoas inclusive cubanos que vivem nos Estados Unidos, receberam com festa a informação.
Para muitos cubanos que vivem em Miami por exemplo, finalmente Cuba pode ficar livre agora que Fidel está morto.
Esta parcela da população reconhece o líder cubano como um ditador implacável e não enxergam nem um benefício nos anos de poder de Fidel ou de seu irmão Raúl.
Outra parcela da população recebeu com consternação a informação, e reconheceu a grandeza de Fidel e o legado que ele deixou ao mundo, como sendo o último grande líder do século XX.
No Brasil, o presidente Michel Temer lamentou por meio de uma nota divulgada ainda no sábado, a morte de Fidel.

Foto / Portal A3
Imagem mostra ex-presidente de Cuba Fidel Castro, falecido nesta sexta-feira aos 90 anos de idade

Foto / Portal A3
Imagem mostra Fidel Castro, ex-presidente de Cuba que faleceu nesta madrugada aos 90 anos

Black Friday do A3 vende 500 exemplares de livros de Guilherme Kalel

Black Friday do A3 vende 500 exemplares de livros de Guilherme Kalel
Melissa Monary
26/11/2016


Nesta sexta-feira aconteceu em todo Brasil a Black Friday.
O Portal A3 Noticias entrou no clima e também fez a sua, ofertando produtos e serviços aos leitores.

Um dos produtos ofertados foram os livros lançados para comercialização, escritos por Guilherme Kalel.
Os títulos "O dia do adeus" e "Império de Elize", estavam com desconto promocional válidos apenas para a Black Friday.
Na liquidação, foram comercializados 500 exemplares dos textos segundo informou a Assessoria do GARC.
Deste total, 300 foram do livro "O dia do adeus" e 200 de "Império de Elize".
Vale sempre salientar que 95% das vendas dos títulos são destinadas a fundação Iprosocial, mantida pelo GARC e que oferta tratamentos a pacientes de câncer de maneira gratuita.
Os outros 5% restantes, são para retiragem o custo de produção e lucro do presidente do GARC Guilherme Kalel.

Kalel, que está afastado de suas funções dentro do GARC por causa de sua saúde, comentou a venda dos livros e agradeceu aos leitores.
"Quero agradecer a todos que participaram da Black Friday, foi surpreendente e positiva a venda neste dia, o que nos motiva a continuar com nosso trabalho", disse ele.

INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º salário de beneficiários

INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º salário de beneficiários
Guilherme Kalel
26/11/2016


O INSS começou nesta sexta-feira, 25, a pagar a 2ª parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas.
A 1ª parcela havia sido paga em setembro, como tradicionalmente tem acontecido desde 2008 ainda no governo Lula.
A parcela final, é paga entre fim de novembro e começo de dezembro.
Começam a receber aqueles que ganham um salário mínimo. Depois, os que recebem mais de um salário segundo o cronograma de pagamentos que pode ser consultado no site da Previdência.
O pagamento do 13º salário deve aquecer a economia nacional, que em 2016 está bastante fragilizada por causa da crise.

Obras de creches tem contrato suspenso em Franca

Obras de creches tem contrato suspenso em Franca
Guilherme Kalel
26/11/2016


Obras em creches da cidade que deveriam já estar prontas e ainda não estão, devem demorar ainda mais para saírem do projeto.
A prefeitura de Franca cancelou nesta semana, um contrato com uma empresa de engenharia, que era responsável por construir cerca de 5 creches escolas no município.
As obras que já deveriam ter sido entregues não estão em fase de acabamento, e segundo a empresa faltaram pagamentos por parte da prefeitura.

Por outro lado, a prefeitura nega a versão e diz que sua fiscalização constatou que não haviam funcionários tocando as obras, que saíram muito fora do prazo de entrega e por esta razão o contrato foi cancelado.
Agora, a empresa promete entrar na Justiça para receber valores e dar continuidade nas obras.

Lojas abrem no feriado de 28 de novembro em Franca

Lojas abrem no feriado de 28 de novembro em Franca
Melissa Monary
26/11/2016


Nesta segunda-feira, 28 de novembro, a cidade de Franca estará em festa.
O município vai completar mais um ano de emancipação politica, e comemora com um bolo de mais de 90 metros.
O bolo vai ser cortado a partir das 10h da manhã, no parque de exposições Fernando Costa, como tradicionalmente acontece todos os anos.

Enquanto a cidade se prepara para o dia de aniversário, o comercio fica de olho nas vendas de fim de ano.
Por esta razão, estará aberto normalmente nesta segunda-feira tanto no Centro da cidade quanto nos Shoppings locais.
Repartições públicas permanecerão fechadas ao longo de todo o dia, mesmo as estaduais ou federais.

Hospital Evangélico suspende atendimentos e consultas no Paraná

Hospital Evangélico suspende atendimentos e consultas no Paraná
Alana Araújo
26/11/2016


O Hospital Evangélico, um dos maiores em Curitiba, capital do Paraná, suspende a partir desta segunda-feira, 28, sua marcação de consultas e procedimentos de exames.
A medida visa reduzir despesas, num momento em que a unidade de saúde atravessa uma grande e grave crise financeira.
O Hospital alega que a prefeitura deixou de fazer repasses e que alguns médicos estão sem receber desde setembro por conta disso.
No começo do mês, cirurgias já haviam sido suspensas no hospital e o pronto socorro está fechado por falta de insumos, há pelo menos 15 dias.

Com o ocorrido na unidade de saúde, outros hospitais estão ficando sobrecarregados na capital paranaense.
Em nota, a prefeitura disse que no ano de 2016 repassou cerca de R$ 91 Mi para a unidade de saúde, e que os recursos são liberados conforme a disponibilidade.
A Secretaria de Saúde ainda disse que está tentando um novo repasse junto ao Ministério da Saúde, com a habilitação de novos serviços na unidade.

Protesto em Porto Alegre tem confronto com Brigada Militar

Protesto em Porto Alegre tem confronto com Brigada Militar
Malu Cameron
26/11/2016


Na noite desta sexta-feira, 25, aconteceu na região central de Porto Alegre, RS, mais um protesto contra a PEC do teto de gastos, e o pacote de medidas de austeridades tomado pelo governo estadual gaúcho.
Cerca de 7 mil pessoas participaram do ato segundo os organizadores do evento, que começou por volta de 19h.
O protesto começou em um ponto conhecido como Esquina Democrática e seguiu por diversas ruas da região central.
No caminho, um grupo de mascarados destruiu a vidraça de uma agencia do banco Santander, e também de um hotel.
As 21h30, o mesmo grupo lançou bombas caseiras contra agentes da Brigada Militar, que faziam a segurança do protesto.
Houve revide por parte dos brigadistas, com bombas de efeito moral. O confronto não teve registro de presos ou feridos, mas foi suficiente para dispersar o protesto.

Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos

Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos
Giovana Miccelann
26/11/2016


Morreu na madrugada deste sábado, 26 de novembro em hAvana, capital de Cuba, o ex-presidente comunista do país Fidel Castro.
Fidel tinha 90 anos de idade e estava afastado do poder desde 2006, quando ficou doente mas nunca revelou ao mundo qual doença teria.
O ex-presidente teve o anúncio de sua morte comunicado na TV estatal do país, por seu irmão e atual presidente cubano Raúl Castro.
Nas palavras de Raúl, com profunda dor ele comunicava a morte do irmão, ocorrida as 22h29 horário local de hAvana.

Raúl Castro foi o presidente que mais esteve no poder em Cuba em toda a sua historia.
Seu regime comunista implantado na década de 50, perdura até os dias de hoje, tendo Castro ficado no poder por quase 60 anos.
Seu legado e tudo que construiu para o país, foi a base de muita luta com revoltas armadas. Fidel só chegou ao poder, depois de algumas tentativas frustradas de derrotar um governo militar, instalado no país em 1953.
Em 1961, as ações do presidente Fidel Castro fizeram se romper as relações diplomáticas com os Estados Unidos.
Em 1962, Cuba e os EUA quase provocaram uma guerra nuclear, que foi sanada meses depois com a promessa do país norte-americano nunca invadir o país cubano.
As brigas entre os países seguiu anos afrente, e parece ter diminuído suas tensões agora.
No ano de 2016, um dos principais legados do presidente Barack Obama, é ter retomado as relações diplomáticas com o governo de Raúl Castro.
Ainda não foram revelados detalhes sobre o funeral de Fidel, mas as primeiras informações dão conta de que seu corpo vai ser cremado na tarde deste sábado.

Apesar de estar afastado do poder desde 2006, Fidel Castro sempre foi influente.
Desde 2008, ele escrevia artigos no jornal estatal do país.

GARC encerra vendas de jantar beneficente

GARC encerra vendas de jantar beneficente
Larissa Mariana
26/11/2016


O Grupo Adriana Rodrigues Comunicação encerrou nesta sexta-feira, 25, a venda de mesas para o jantar beneficente que será realizado em 2 de dezembro na cidade de Porto Alegre.
Todo recurso arrecadado com o jantar, será destinado a campanha de Natal do GARC, que vai beneficiar 15 crianças carentes, sendo 5 em cada cidade, nos municípios de Franca, São Paulo e Porto Alegre.
A campanha consiste em levar para estas crianças e suas respectivas famílias, uma cesta de Natal e um brinquedo para fazer o Natal dessas famílias mais feliz, destacou Larissa Goldman, diretora de projetos sociais do GARC.
A cidade escolhida para o jantar foi Porto Alegre, porque a maior parte dos integrantes do Grupo moram na capital gaúcha, explicou Larissa.
O jantar vai acontecer em um hotel da cidade a partir das 20h, e será apenas para aqueles que compraram seus convites de maneira antecipada.
Cada mesa custava R$ 200,00 e continha 4 lugares. Ao todo, 40 mesas foram comercializadas segundo informou a Assessoria do GARC.

Contas de energia tem mudança em bandeira tarifária em dezembro

Contas de energia tem mudança em bandeira tarifária em dezembro
Leandro Goldman
26/11/2016


Em dezembro as contas de energia elétrica vão ter novas bandeiras tarifárias.
A bandeira que em novembro foi amarela, cobrando uma taxa extra dos consumidores pela energia gerada pelas termoelétricas vai voltar a ser verde.
Com isso, não haverá cobranças extras nas contas emitidas no último mês do ano de 2016, informou a Aneel, agencia responsável por regulamentar o setor no país.
A explicação da Agencia para a mudança banderária, é que em novembro houveram mais registros de chuvas e as usinas termoelétricas não precisaram ser acionadas.

Colunista do GARC estreia blog de politica hoje

Colunista do GARC estreia blog de politica hoje
Larissa Mariana
25/11/2016


A partir desta sexta-feira, 25, a colunista de politica do GARC Ester Marini, vai ter um blog de politica dentro do A3.
O blog vai tratar as principais informações do universo politico em Brasília e será atualizado sempre que informações urgentes acontecerem no cenário da capital federal.
O espaço se chamará Bastidores do Poder, e é um projeto antigo que agora vai ser colocado em prática, explicou Mariana Monary, presidente do GARC.

Ester disse que estava ansiosa para começar o trabalho e que ficou feliz quando recebeu a noticia de que o espaço finalmente seria inaugurado nesta sexta, 25.
As suas primeiras postagens não poderiam ser diferentes, falarão do caso Geddel Vieira Lima, que está mexendo com o governo federal.
Por causa de estar escrevendo para o Blog, Ester não vai mais escrever reportagens para o Portal A3 Noticias diariamente como fazia até então.
As reportagens de politica serão escritas por Guilherme Kalel e Leandro Goldman por enquanto, pois houve necessidade de reposicionamento de colaboradores para que Ester se dedicasse ao novo espaço.
O blog Bastidores do Poder, vai ter link direto disponível nas páginas do Portal A3 e poderá ser acessado através de seu link direto
http://bastidoresdopoder.a3.net.br

Troca de tiros acaba com três suspeitos de assalto mortos em Guarulhos

Troca de tiros acaba com três suspeitos de assalto mortos em Guarulhos
Laura Elisa
25/11/2016


Uma troca de tiros entre policiais a paisana e criminosos terminou com três bandidos mortos na madrugada desta sexta em Guarulhos na Grande SP.
De acordo com informações, os policiais seguiam para o trabalho e estavam ainda sem fardas, quando foram abordados por um veículo que anunciou o assalto.
Um dos policiais reagiu rapidamente e atirou em um dos criminosos e houve uma troca de tiros.
Um dos criminosos ficou ferido dentro do carro dos assaltantes que era roubado e morreu e os outros dois fugiram.
Mas eles acabaram não resistindo e também morreram de acordo com as informações do boletim de ocorrência.
A Secretaria de Segurança Pública confirmou o ocorrido e disse que os PMs agiram em legítima defesa.

Geddel Vieira Lima pede para sair do governo após crise

Geddel Vieira Lima pede para sair do governo após crise
Ester Marini
25/11/2016


O Ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, Geddel Vieira Lima, responsável pela articulação do Planalto com o Congresso Nacional, enviou sua carta de demissão por e-mail a Temer nesta sexta-feira, 25.
No documento, Geddel afirma que é hora de sair do governo e destaca o desgaste a sua imagem e a sua família, desde a semana passada.

Este é mais um Ministro de Temer a cair, em meio a um escândalo que pode ser transformado em tráfico de influências.
O Planalto confirmou a saída de Geddel mas ainda não disse qual nome deverá o substituir.
Em uma semana, é o segundo Ministro a deixar o governo Temer e pela mesma razão.

Em 18 de novembro o então Ministro da Cultura Marcelo Calero, pediu demissão do cargo.
Para justificar sua saída, ele alegou estar sofrendo pressão de Geddel Vieira Lima, para liberar a construção de um edifício de luxo em Salvador.
Geddel tinha comprado um imóvel na planta deste edifício, mas a obra foi embargada pelo Ipan por causa de sua altura, 31 andares.
Como o Ipan é subordinado a Pasta da Cultura, Marcelo Calero alegou ter sido pressionado por Geddel para liberar a obra.
Em depoimento a Polícia Federal nesta semana, o ex-ministro confirmou que reportou a situação ao presidente Michel Temer.
Numa reunião a portas fechadas, Temer pediu que Calero resolvesse a questão e atendesse ao pedido de Geddel, o que motivou sua saída.

Marcelo Calero deixou a Pasta e para seu lugar assumiu Roberto Freire, mas a obra permaneceu embargada.
Nesta sexta-feira, 25, uma semana depois do escândalo ter se tornado público e depois do presidente Temer dizer que Geddel ficaria no governo, o Ministro pediu para sair do cargo.
Geddel pode ser investigado pela Procuradoria-geral a República, para verificar se houve tráfico de influência sobre o Ministro Calero.
Se comprovada a prática ele pode inclusive ser processado pelo crime.

Crise no governo segue com caso Geddel e ex-ministro diz que também foi pressionado por Temer

Crise no governo segue com caso Geddel e ex-ministro diz que também foi pressionado por Temer
Ester Marini
25/11/2016


A crise que paira sob o Palácio do Planalto no caso Geddel, continua e parece longe de ter um fim.
A cada novo dia surgem mais e mais capítulos que tornam esta uma novela longe de ser encerrada e com desdobramentos impressionantes e complexos.

Nesta quinta-feira, o ex-ministro da cultura Marcelo Calero, prestou depoimento a Polícia Federal em Brasília, para falar sobre o caso.
Ele confirmou ter sido pressionado pelo Ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, para a liberação da construção de um prédio de luxo em Salvador,
onde o Ministro havia adquirido um apartamento ainda na planta.
O local estaria irregular pela altura que seria construído, mas Geddel queria que Calero resolvesse esta questão e que a Pasta da Cultura liberasse a construção.

Calero contou a polícia, que procurou outros ministros de Temer e o próprio presidente para relatar o que estava acontecendo.
E que em uma reunião a portas fechadas com o presidente, Michel Temer teria pedido que ele encontrasse uma saída técnica para a crise.
Mas nas palavras de Temer, essa saída era para fazer o que Geddel havia o pedido para fazer.
Calero disse que se sentiu também pressionado pelo presidente da república, e que isto foi primordial para que tomasse a decisão de pedir demissão do governo.

O Porta-voz da presidência disse na noite desta quinta-feira, 24, que o presidente Michel Temer conversou com Marcelo Calero e que o pediu que encontrasse uma saída para esta crise.
Mas que o intuito do presidente foi o de apaziguar a situação e não pressionar o então Ministro.

O caso
No último dia 18 de novembro o então Ministro da Cultura Marcelo Calero, pediu demissão de seu cargo ao presidente Michel Temer.
A demissão aconteceu porque Calero alegou ter sido pressionado pelo Ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, para liberar a construção de um prédio de luxo em Salvador.
Geddel teria adquirido um imóvel no edifício que seria construído, mas que estaria fora dos padrões estabelecidos pelo Ipan, instituto subordinado a Pasta da Cultura.
Marcelo Calero se negou a fazer vistas grossas e a mudar a autorização para a construção do prédio, pedindo demissão logo em seguida.
O deputado federal Roberto Freire assumiu seu lugar, em uma posse nesta quarta-feira, 23.
Por causa da denuncia de Calero de pressão do Ministro Geddel, a Comissão de Ética da Presidência da República, abriu no dia 21 de novembro, um processo para avaliar a conduta do Ministro.
Se comprovada a pressão, o órgão pode recomendar a demissão para o presidente Michel Temer.
Entretanto, dando a questão por encerrada no decorrer da semana, Temer já disse que Geddel fica no governo.
Geddel Vieira Lima é um articulador e antigo aliado de Temer. Foi um dos principais idealizadores do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e é homem forte dentro do governo.