Colírio desenvolvido na Unicamp pode ajudar diabéticos contra perda da visão

Colírio desenvolvido na Unicamp pode ajudar diabéticos contra perda da visão
Leticia Corsi
10/10/2016


Um colírio desenvolvido pela Unicamp de Campinas, em SP, pode estar sendo preparado para mudar a vida de diabéticos do Brasil e porque não dizer do mundo.
Hoje, 422 milhões de pessoas possuem a doença nos quatro cantos do planeta, e são 16 milhões apenas no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
40% desses diabéticos, possuem uma doença chamada retinopatia diabética, provocada pela Diabetes elevada, e que degenera a retina dos olhos provocando a perda total da visão.
Atualmente, apenas tratamentos com cirurgias e injeções são desenvolvidos para a doença no Brasil e no mundo, e só podem ser usados depois que ela já ataca o olho com o objetivo de salvar parcialmente a doença.
O colírio por sua vez, é um método não invasivo, que pode começar a ser usado antes dos principais sintomas aparecerem, conta a pesquisadora que vem trabalhando em sua criação.
Em estudos feitos com ratos de laboratórios, o colírio se mostrou bastante eficaz segundo a pesquisadora, mas agora ele precisa ser testado em seres humanos para ver sua resposta.
Para que isso aconteça, é necessário que alguma empresa se interesse pelo medicamento, o patentie e assim os testes podem ser concluídos em até cinco anos.