Urgente - Fim da trégua - Facções de SP e RJ voltam a entrar em guerra declarada

Fim da trégua
Facções de SP e RJ voltam a entrar em guerra declarada
Laura Elisa e Gabriel Oliveira
18/10/2016


A trégua que perdurava por anos entre facções criminosas que agem dentro e fora dos presídios de São Paulo e Rio de Janeiro acabou.
Ainda não se sabe ao certo o motivo que levou as facções a terem este rompimento, mas fontes confirmam que ele aconteceu há alguns dias, e se tornou mais evidente com recentes rebeliões no norte e nordeste do país.
Pelo menos 10 presos morreram desde que essas rebeliões se iniciaram, que integravam essas duas facções.
Elas são as maiores que atuam no país e possuem ramificações em diversos estados e até no Paraguai.
Segundo informações de inteligência policial, as facções se especializaram ao longo dos anos, e se tornaram cada vez mais violentas.
Cada uma possue seu estatuto, seus líderes, que comandam tráfico e mortes mesmo estando presos em presídios de alta segurança no Brasil.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio, disse que esta é uma situação preocupante para o estado e para todo o país.
Mas o Secretário da Pasta não soube explicar o motivo do desentendimento entre as duas facções.

Já em São Paulo, o Secretário de Administração Penitenciária, confirma que houve esse decreto do fim da paz entre as facções, mas ressalta que o estado não tem o que temer.
Para ele, cada estado precisa cuidar de sua própria segurança e o governo de SP está preparado para fazer isto.
O líder da Pasta ainda destacou, que a polícia possue informações sobre esses desentendimentos, mas que não poderiam ser repassadas para não atrapalharem investigações.

O governador de SP Geraldo Alckmin, negou nesta terça-feira que uma rebelião ocorrida em Franco da Rocha, tenha algo a ver com essa nova briga.
Para o politico, o que houve em Franco da Rocha foi uma situação isolada e que resultou em fugas, mas 50 dos 55 presos foram recapturados.