Eduardo Cunha é preso por obstrução a Lava Jato

Eduardo Cunha é preso por obstrução a Lava Jato
Ester Marini
19/10/2016


Foi preso de maneira preventiva, na tarde desta quarta-feira, 19, em Brasília, o deputado cassado Eduardo Cunha do PMDB.
Cunha é acusado de obstrução na Lava Jato, e de ter recebido propinas depositadas em contas no exterior, que não foram declaradas a Receita Federal.
Depois de perder seu mandato parlamentar em setembro, perdeu também o foro privilegiado, e foi passar a ser réu em primeira instância em Curitiba.
Na vara do Juiz Federal Sérgio Moro, Cunha começou a ver desdobramentos que culminaram com sua prisão hoje, atendendo a um pedido do Ministério Público.
Para a procuradoria, mesmo estando sem mandato Eduardo Cunha continuou com trânsito livre em Brasília, onde fazia ameaças a politicos sobre delações na Lava Jato.

Na manhã desta quarta, para atender ao mandado de prisão, a Polícia Federal do Rio de Janeiro esteve na casa do deputado cassado, mas ele não estava na residência.
Por telefone, sua esposa o localizou em Brasília, onde ele foi preso com seu advogado no começo da tarde.

Depois de ser preso na capital federal, Cunha foi transportado de avião para Curitiba.
Ele deve passar a noite na carceragem da Polícia Federal, e nesta quinta-feira ser levado ao IML para o tradicional exame de corpo delito.
Por enquanto, não existe uma previsão para que Cunha seja transferido para um presídio.
Vale sempre salientar, que sua prisão foi decretada de forma preventiva, portanto ele pode ficar preso até um eventual julgamento.