Ministro do Supremo anula operação da PF no Senado Federal

Ministro do Supremo anula operação da PF no Senado Federal
Ester Marini
27/10/2016


O Ministro do STF Teori Zavascki, anulou nesta quinta-feira, 27, em uma decisão liminar, a operação praticada pela Polícia Federal no Senado na última sexta-feira, 21.
Para Zavascki, o Juiz Federal que autorizou a entrada da PF no Senado, para prender policiais legislativos, não tinha competência para fazer o mandado de prisão.
Teori entendeu, que apenas o Supremo Tribunal Federal, pode determinar operações e investigações dentro do Congresso ou sobre qualquer parlamentar.
Com isso, a operação foi paralisada e suas investigações estão sem poder continuar. Tudo o que o processo levantou, deve agora ser arremetido ao STF que deve analisar o processo antes de decidir por sua continuidade ou arquivamento.

No último dia 21 de outubro, a Polícia Federal realizou uma operação no Congresso, onde prendeu 4 policiais legislativos, entre eles o chefe da Polícia Legislativa.
Os 4 são acusados de fazerem varreduras na casa de senadores, para identificar e remover grampos feitos com autorização judicial, dentro da operação Lava Jato.
A operação feita contra os policiais legislativos, levou uma crise eminente entre o Senado e o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.
Enquanto Moraes defendia a atuação da Polícia Federal, Renan Calheiros, presidente do Senado, ameaçava ir na Justiça contra a operação.
Mas a decisão que anulou a operação toda, foi tomada depois que a defesa de um dos policiais presos ingressou com o pedido no STF, conforme informou o próprio Supremo.