MPF denuncia empresas por desastre em Mariana

MPF denuncia empresas por desastre em Mariana
Leticia Corsi
21/10/2016


O Ministério Público Federal de Minas Gerais, denunciou nesta quinta-feira, 20, empresas ligadas a Samarco, por serem junto com a companhia, responsáveis pelo rompimento da barragem em Mariana no ano passado.
O rompimento destruiu um distrito da cidade, matou 19 pessoas e foi o maior desastre ambiental já registrado no Brasil, impactando outras cidades de outros estados brasileiros.

Para o relatório final do MPF, com base no que foi investigado pela polícia, as empresas agiram sabendo que a barragem poderia se romper, mas visaram apenas os lucros e não fizeram nada para evitar a tragédia.
Segundo aponta o relatório do MP, ainda haviam reuniões com documentos que contabilizavam até o número de mortes, calculadas em 20, se a barragem se rompesse.

A Samarco e demais empresas, voltaram a dizer em nota que nunca fizeram tais reuniões e que não sabiam que a barragem poderia ser rompida.
Mas a denuncia do MP, pede que a Justiça transforme as empresas em rés no processo para que possam ser jugadas por Júri Popular.