Moro aceita denuncia e Lula vira réu na Lava Jato
Ester Marini
20/09/2016
Na tarde desta terça-feira, 20, o Juiz Federal Sérgio Moro de Curitiba, no Paraná, aceitou a denuncia do Ministério Público Federal, contra o ex-presidente Lula e outras 7 pessoas.
Eles foram denunciados por diversos crimes, entre eles corrupção, lavagem de dinheiro e Lula ainda foi apontado como o comandante de toda a operação Lava Jato,
que desviou recursos da Petrobras por meio de contratos com empreiteiras, que pagaram propinas a Lula e outros politicos.
No despacho de Moro, o Juiz argumentou que aceitar a denuncia não significa uma condenação, e que agora Lula terá todo o direito de ampla defesa, de mesmo modo
que os Procuradores apresentarão todas as provas que julgarem necessária para pedirem a sua condenação.
Esta é a segunda denuncia contra o ex-presidente aceita pela Justiça Federal.
Anteriormente em Brasília, Lula e Delcidio do Amaral, foram denunciados por tentarem obstruir as investigações da Lava Jato.
Mas para este novo processo, nas mãos de Sérgio Moro, que tem conduzido os julgamentos com mãos de ferro e muita justiça, Lula pode começar a perder o sono.
Por enquanto não há que se falar em pedidos de prisão, mas é possível que em algum momento do transcorrer do processo isso possa acontecer.