Fitapdv é aberta em Berlin

Fitapdv é aberta em Berlin
Anna Clara Vaz
Enviada especial a Berlin
10/09/2016


Foi aberta nesta sexta-feira, 9, em Berlin na Alemanha, a Fitapdv, Feira Internacional de Tecnologia Assistiva ao portador de Deficiência Visual.
O evento contou com a presença de jornalistas, autoridades e muitos deficientes visuais e expositores.
Inicialmente a feira foi agendada para o prazo de 6 a 8 de setembro, quando divulgada no ano passado.
Mas por uma questão de agenda, em julho de 2016 foi avisada a imprensa e a comunidade como um todo, que os dias seriam alterados.
Agora, a Fitapdv vai acontecer de 9 a 11 de setembro, na capital alemã.
A expectativa é que deva receber mais de 10 mil deficientes visuais nos dias de feira, que vão assistir a palestras e a demonstração de produtos com maior acessibilidade.

Na abertura desta sexta-feira, o destaque ficou por conta de celulares.
A Samsung e a Lenovo deram um show de acessibilidade, mostrando seus novos modelos que já estão no mercado.
Neste sábado, 10, a Apple vai fazer a apresentação de seu iPhone 7, o dispositivo foi lançado em 7 de setembro, mas ainda não está disponível para comercialização.

O Portal A3 Noticias vai ser a única equipe brasileira a cobrir o evento mais uma vez, em 2015, o A3 foi a única mídia do Brasil a trazer informações em suas páginas.
Em 2014, a Folha Brasil, que hoje se transformou em GARC, também foi a única empresa de comunicação do país a enviar representantes a Berlin.

Além dos celulares, a sexta-feira foi dedicada a falar sobre a acessibilidade fora da Europa.
E o Brasil foi destaque por causa das paralimpíadas, onde deficientes visuais tem uma acessibilidade show para chegar aos locais de competição, mas muito precária nos entornos e nas ruas do Rio de Janeiro.
Anneliese Lyker, uma das diretoras da feira, disse em seu discurso que o mundo precisa se adequar a acessibilidade de todas as deficiências.
E teceu críticas ao Brasil, que antes de sediar uma paralimpíada deveria melhorar e muito seu quesito acessibilidade.