STF decide hoje se estado deve fornecer medicamentos de alto custo fora da grade SUS
Leandro Goldman
28/09/2016
O Supremo Tribunal Federal, deve votar nesta quarta-feira, 28, uma ação que promete mudar a historia de medicamentos de alto custo no país.
A matéria trata de decidir se o estado deve ser obrigado a comprar e distribuir a pacientes que ingressaram na Justiça, medicamentos de alto valor que não estejam cobertos pelo SUS.
Muitos pacientes com doenças raras, sofrem por não terem a medicação adequada. De cada 10 medicamentos receitados em alto custo, 6 estão fora da lista fornecida pelo SUS e acarretam ações judiciais.
Se o STF decidir pela obrigatoriedade em manter essas medicações fornecidas, essas ações não precisarão mais serem interpostas, uma vez que o estado já estará obrigado a fornecer a medicação.
Em 15 de setembro, o Ministro Marco Aurélio já votou pela manutenção do estado em dar essas medicações, mas a sessão foi suspensa e será retomada hoje.
Desde as primeiras horas da tarde desta terça, 27, pessoas com doenças graves fazem vigília na porta do Supremo em Brasília.
Na manhã desta quarta-feira, vestindo roupas pretas, eles penduraram faixas nas grades do STF e pedem que os Ministros da corte olhem por cada uma das situações ali presentes.