Problemas no Fies ameaça manutenção de programas em instituições particulares do Brasil
Leticia Corsi
30/09/2016
Um grave problema no aditamento das contas do Fies, programa de financiamento estudantil do governo federal para estudantes de instituições particulares, ameaça por em risco toda a estrutura do programa nas universidades e até cancelar os contratos.
Desde julho, quando os estudantes deveriam fazer o aditamento de suas matrículas para o segundo semestre, o programa simplesmente não carrega, e as
universidades não fazem a renovação do Fies.
Com isso, as instituições de ensino não estão recebendo do governo federal, como deveriam receber quando o programa foi criado.
Nesta quinta-feira, 29, entidades ligadas ao setor de universidades privadas do Brasil, estiveram em Brasília afim de se reunir com o governo para conscientizar do problema.
Mas por enquanto nada foi feito ou será, para solucionar a questão.
O Ministério da Educação reconheceu haver uma falha no programa de aditamento do Fies, mas disse que esta questão em nada vai influenciar no c´redito dos estudantes, e que o programa está garantido.
Entretanto, a pasta disse que aguarda uma votação no Congresso, de um pedido de expansão de orçamento para dar prosseguimento ao aditamento deste segundo semestre.
Até o final de outubro, prazo final para que o aditamento aconteça por lei, o MEC promete que esta questão vai estar solucionada.
Para as universidades, principalmente de pequeno e médio porte, se a situação não se normalizar, os estudantes não poderão ser mantidos em seus cursos.
Para os estudantes por sua vez, o momento é de preocupação e incerteza.