INSS começa a fazer inspeção em Auxílio Doença e Aposentadorias por Invalidez
Leandro Goldman
01/09/2016
A partir desta quinta-feira, 1º, o INSS vai começar a chamar os beneficiários de Auxílio Doença e de Aposentadoria por Invalidez, para fazerem perícias junto ao Instituto.
De acordo com a Previdência, serão 1,6 Milhão de pessoas que farão as perícias para saber se estão ou não incapacitadas para o trabalho.
As convocações serão feitas por meio de cartas, que serão enviadas a partir de hoje nas casas dos segurados.
Os primeiros a receberem as chamadas, serão pessoas com idade até 39 anos, que recebem Auxílio Doença há mais de 2 anos sem perícia.
Depois, aposentados por invalidez com menos de 60 anos de idade, e que tem mais de 15 anos de aposentadoria concedida.
Além das cartas, a partir de novembro de 2016 os terminais eletrônicos nos bancos passarão a avisar os beneficiários que não comparecerem a agencia, para que façam o comparecimento afim de não perderem seus benefícios.
Ao receber a carta ou ser alertado pelo banco da necessidade de ir ao INSS, o assegurado tem o prazo de 5 dias úteis para ir a agencia mais próxima da Previdência Social.
Ele vai agendar uma perícia médica, onde será avaliada suas condições para o trabalho.
Os beneficiários que fizerem os agendamentos dentro do prazo estabelecido, não perderão o benefício antes da perícia médica.
Mas aqueles que não comparecerem ao INSS depois do aviso, perderão o benefício e só poderão reavê-lo depois de passarem em perícia médica.
Como o tempo de perícia junto ao INSS está demorando até 90 dias em algumas agencias, por conta do acúmulo de perícias provocada pela greve de peritos do ano passado, o INSS orienta que os beneficiários não deixem para última hora a sua regularização.
A reforma
Esta ação iniciada nesta quinta pelo INSS, faz parte de uma reforma implementada pelo governo Temer.
Serão reavaliados cerca de 80% de benefícios por Auxílio Doença e Aposentadorias por Invalidez, dentro dos critérios já citados acima nesta reportagem.