Golpistas usam Whatsapp para pedir dinheiro a contatos de vítimas
13/02/2017
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, apura denúncias que foram feitas na semana passada contra um golpe movimentado dentro do Whatsapp.
Trata-se de pessoas que estão invadindo as contas de usuários, e em seguida assumindo os dados do telefone para conversar com os contatos se passando pelos donos das contas.
Na conversa, sempre feita por texto e nunca via voz, eles pedem ajuda financeira e pedem que seja transferidas altas quantias para as contas que são repassadas.
As pessoas muitas vezes caem no golpe, e perdem altos e consideráveis recursos no processo, segundo informou o delegado que cuida dessas investigações.
Para tentar driblar este problema e resolver esta questão, o Whatsapp liberou uma nova atualização na semana passada.
Por ela, é permitido com que duas etapas de verificações sejam realizadas, sendo a primeira pelo código normal enviada pelo telefone, e a segunda através de uma senha numérica.
A senha é cadastrada sempre pelo dono do Whatsapp, assim se alguém quiser assumir sua conta em outro telefone não iria conseguir, uma vez que não saberia qual a senha inserida.
Para se evitar fraudes e golpes, o Facebook, dono do Whatsapp, pede sempre que os usuários do aplicativo mantenham suas versões atualizadas, e que adicionem em
suas contas esta segunda verificação de segurança.
Mas alerta a empresa, é importante que seja usada uma senha que a pessoa não se esqueça. Uma vez esquecida, não há como recuperar a conta e somente um novo número para fazer uma nova.
Anna Clara Vaz
annaclaravaz@kester.net.br