Alexandre de Moraes é indicado ao STF e se afasta do Ministério da Justiça

Alexandre de Moraes é indicado ao STF e se afasta do Ministério da Justiça
Guilherme Kalel
07/02/2017


O atual Ministro de Justiça do presidente Michel Temer, Alexandre de Moraes, foi indicado pelo presidente ao cargo vacante no STF, Supremo Tribunal Federal, deixado pelo Ministro Teori Zavascki, morto em um acidente em janeiro.
Alexandre de Moraes, foi indicado por Temer para a vaga nesta segunda-feira, 6, conforme o Bastidores do Poder, blog da colunista Ester Marini, pertencente ao A3, havia antecipado.

Para que se torne Ministro da suprema corte, Moraes precisa passar pelo crivo do Senado e ser aprovado pelos senadores em duas etapas.
Como deve se preparar para as sabatinas, o Ministro da Justiça se afasta nesta terça-feira, 7, de suas funções na Pasta.
Em seu lugar, assume interinamente José Levi, secretário de Moraes no Ministério.

Alexandre de Moraes tem 49 anos de idade e é formado em direito, com especialização em direito constitucional.
Ele é filiado ao PSDB e fez carreira como promotor de estado em São Paulo, desde 1991.
Em 2002, deixou a promotoria por licença, para assumir a Secretaria de Justiça do estado a convite do então governador Geraldo Alckmin.
Em 2015, voltou ao governo Alckmin desta feita como Secretário de Segurança Pública, cargo que exerceu até maio de 2016, e de onde saiu para assumir o Ministério da Justiça a convite de Temer, quando do Impeachment da presidente Dilma Rousseff.
O nome de Alexandre de Moraes, é visto com bons olhos pelos demais Ministros da suprema corte, e por boa parte dos politicos brasileiros.
A base de Temer elogiou nesta segunda, o saber jurídico do Ministro Moraes, que pode ser o 27º Ministro a tomar posse no STF.
Se eleito, ele ocupa o cargo até completar 75 anos de idade, quando teria a aposentadoria compulsória.
Foto/Portal A3
Imagem mostra Alexandre de Moraes e o presidente Michel Temer