Governo federal faz ofensiva contra facções criminosas e monta força tarefa hoje

Governo federal faz ofensiva contra facções criminosas e monta força tarefa hoje
Leandro Goldman
17/01/2017


Diante ao cenário de violência que se espalha nos presídios do país, em decorrência da guerra entre facções criminosas, o governo federal brasileiro colocou esta como pauta prioritária em sua agenda.
Nesta terça-feira, o presidente Michel Temer vai se reunir com a cúpula de segurança federal, para criar uma força tarefa que vai auxiliar os estados no combate
as facções criminosas.
O objetivo além de dar mais equipamentos de inteligência e investigação, é desarticular o maior número possível de pessoas que façam parte desses grupos, que
tem provocado um verdadeiro banho de sangue dentro do sistema penitenciário brasileiro desde o inicio do ano, em especial em penitenciárias no norte e nordeste do país.

A disputa pelo tráfico de drogas entre uma facção criminosa do sudeste e outra do norte, já levou a morte de mais de 110 presos, sendo a maior parte delas no Amazonas.
Também na manhã desta terça-feira, 17, o Ministro da Justiça Alexandre de Moraes, vai receber em Brasília os Secretários de Segurança dos estados brasileiros e
do Distrito Federal, para discutirem o plano nacional de segurança, que foi lançado pelo governo federal há cerca de 10 dias.
O objetivo da reunião, é encontrar mecanismos de implementação do plano nos estados, de maneira mais ágil possível.

Entre todas as medidas que estão sendo tomadas pelo governo, estão a construção de cinco unidades prisionais federais, que devem ficar prontas num prazo de um ano, segundo disse Temer nesta segunda-feira, 16.
Para que isso possa ser algo real, o governo deve usar recursos emergenciais, diferente dos que seriam usados numa construção convencional que deveria levar até três anos para acontecer.