Chapecoense é declarada campeã da Sul-americana

Chapecoense é declarada campeã da Sul-americana
Leticia Corsi
05/12/2016


Depois de uma reunião por teleconferência nesta segunda-feira, 5, a Comebol declarou a Chapecoense, como campeã da copa Sul-americana edição 2016.
Com esse resultado, o time de Santa Catarina vai disputar em 2017, a Taça Libertadores da América, um dos campeonatos mais importantes do mundo do futebol.
A conquista é inédita e foi dada ao clube, depois que o Atlético Nacional de Medellín na Colômbia, pediu para que o título fosse dado a Chapecoense, após a tragédia que vitimou o time na semana passada.

O resultado, garante a premiação de R$ 6,8 Mi para a Chapecoense, como campeã da copa Sul-americana, o que vai auxiliar o time neste momento de crise e de profunda dor.
Já o Atlético Nacional, vai receber a quantia de R$ 3,4 Mi, já convertidos para a moeda brasileira.
O time ainda vai disputar a recopa Sul-americana, contra a própria Chapecoense no ano que vem, em data ainda a ser definida.

Na madrugada de 29/11/2016, o avião que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas do Brasil para a Colômbia, onde o time disputaria a primeira partida das finais da Sul-americana contra o Atlético Nacional de Medellín, caiu por falhas técnicas.
Segundo as primeiras informações, a aeronave teria ficado sem combustível, e as razões disto ter ocorrido ainda são apuradas.
Com a queda, 71 dos 77 passageiros e tripulantes morreram, sendo 64 brasileiros que viajavam como passageiros na aeronave, e sete tripulantes, seis bolivianos e um venezuelano.
Outras seis pessoas, sendo três jogadores, um jornalista e dois tripulantes, sobreviveram a queda.
No dia 3 de dezembro, os corpos dos mortos chegaram ao Brasil, e 50 deles foram velados em um funeral coletivo na Arena Condá, casa da Chapecoense, time do oeste de Santa Catarina e que disputava pela primeira vez uma competição internacional.
Em Medellín na Colômbia, seis dos sete sobreviventes ainda permanecem internados, sem previsão de alta.
A tragédia chamou a atenção do mundo do futebol e provocou homenagens por diversas partes do planeta. Muitos clubes se solidarizaram e o Atlético pediu que o
título de campeã da Sul-americana fosse dado a Chapecoense, o que foi atendido em 5 de dezembro.
Com esse resultado, o time catarinense ganha o direito em disputar a Taça Libertadores da América do ano que vem, e agora luta para se reerguer depois do acidente.
19 jogadores morreram, além da comissão técnica e de seus principais dirigentes.