Anna Tec - Brasileiros desenvolvem cão robô para guiar invisuais no dia dia

Brasileiros desenvolvem cão robô para guiar invisuais no dia dia
06/12/2016


Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo uma nova tecnologia que pode mudar a vida de deficientes visuais do mundo todo.
Trata-se da Lysa, um cão guia robô.
O aparelho é muito mais acessível que um cão guia de verdade, seus custos são menores e é possível que mais gente tenha acesso, destaca um vídeo que circula pelas redes sociais desde o fim de semana.
No dia dia, Lysa avisa ao invisual sobre os obstáculos a sua frente, os buracos no solo, e promete ser muito modificador para as vidas deles.

Hoje, para se ter um cão guia é necessário ter um alto poder aquisitivo.
O cachorro que é da raça Labrador, leva em média dois anos para ser treinado desde filhote. E depois precisa ter um invisual com seu perfil para que possa passar a ajuda-lo.
No Brasil, apenas quatro entidades treinam o cão guia e fornecem de maneira gratuita, a maior delas vendem o cachorro para o invisual.
Mesmo as que fornecem de graça, não é tão de graça assim. O deficiente não precisa pagar pelo treinamento nem pelo cão, mas é por sua conta as despesas do dia dia, que ficam entorno de R$ 900,00 mensais.
Com o Lysa, a expectativa é que este custo caía e muito, apesar dele não ter seu preço revelado pois ainda está em fase de testes.
Anna Clara Vaz
annaclaravaz@garc.a3.net.br